Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

18º 30º Feira de Santana
23 de abril de 2018

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Feira de Santana

Prefeitura apresenta Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana

02/04/2018 20h39
O Plano Diretor abrangerá todo o território da cidade nas áreas urbana e rural.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Prefeitura apresenta Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Andrea Trindade

O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Territorial do município de Feira de Santana será encaminhado para discussão e votação na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (3). O projeto foi elaborado pela Fundação Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e apresentado nesta segunda-feira (2) para a imprensa, no Paço Municipal Maria Quitéria (sede da Prefeitura).

Sem interferência do poder executivo municipal, a instituição teve um ano e dez meses para elaborar o projeto, que contou com a participação popular. Foram realizadas várias reuniões com moradores, sindicatos, estudantes e feirantes nas zonas rural e urbana para discutir problemas e apontar soluções.

O coordenador executivo do projeto, Cláudio Mascarenhas, explicou que o Plano Diretor abrangerá todo o território da cidade nas áreas urbana e rural e que o projeto foi elaborado pensando também na Região Metropolitana de Feira de Santana. Segundo ele, o plano vai nortear o uso do solo e subsidiar a gestão pública.

“O plano foi feito com um olho em Feira e outro na Região Metropolitana. A gente entende a importância deste título de metrópole e é preciso que ela e os outros municípios entendam esse plano e colaborem. Ele vai frear a ocupação desordenada do solo, do espaço público, e fazer com que ele seja aproveitado pela população trazendo espaços de convivência e qualidade de vida. O plano busca evitar, por exemplo, que você tenha um parente idoso em casa precisando dormir, e ao lado tenha um bar tocando música alta até 2h da madrugada. Vai evitar que continue se instalando uma clínica veterinária próximo a uma creche. Vai ordenar o que pode e o que não pode, como pode e como não pode fazer”, explicou.

O secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, esclareceu que o projeto consolida todas as legislações que tratam das questões urbanísticas e de meio ambiente do município. “Estamos consolidado uma legislação que vinha sendo atualizada de forma fatiada. Estamos encaminhado além do Plano Diretor, o Código do Meio Ambiente, a Lei de Uso do Solo, e o Código de obras. São quatro instrumentos consolidados numa legislação específica e não separada”, ressaltou.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a credibilidade da Fundação Escola Politécnica da Ufba, que venceu a licitação e iniciou a elaboração do plano em maio de 2016. Segundo ele, o plano será divulgado na internet para acesso público.

 A Escola Politécnica da Ufba atuou em parceria com o Programa de Estudos Aplicados em Administração Pública (Proap), da Escola de Administração da Ufba, e o Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental (Germen). 

Informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também



PodCast

Gripe: lavar as mãos e usar álcool em gel ajuda a combater o vírus

mais podcast ›

Videos

Voltar para a ediçãoPM entra da roda de capoeira durante a Micareta de Feira