Saúde

Cuidados com a saúde bucal devem iniciar na infância

A orientação foi dada nesta quinta-feira (22), na I Ação de Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas do Gastão (CEO).

23/03/2018 às 09h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Pais devem ficar atentos para escovação dental adequada nas crianças, principalmente em regiões de difícil acesso, onde as crianças, pela coordenação motora ainda em desenvolvimento, não conseguem alcançar. A orientação foi dada nesta quinta-feira (22), na I Ação de Saúde Bucal do Centro de Especialidades Odontológicas do Gastão (CEO), por Rafael D'Aguiar, bucomaxilofacial e gerente clínico da unidade.

A remoção da placa dentária previne evolução de doenças

Durante o evento, Rafael D'Aguiar ainda ressaltou que a escovação é de extrema importância para a manutenção e o desenvolvimento adequado do sistema estomatognático. Segundo ele, a remoção da placa dentária previne a evolução da doença da cárie, assim como da doença periodontal, que acomete os tecidos de sustentação dos dentes. “Fazendo a escovação correta evitamos a perda precoce dessas unidades que são imprescindíveis no desenvolvimento da mastigação, fala e crescimento facial”, informa.

Mãe entende importância de escovar os dentes três vezes ao dia

A estudante, Mirian Santana, entendeu o recado. Em frente ao escovodromo, ela acompanhou a filha Sofia Evely, 3 anos, durante a escovação supervisionada. Os movimentos corretos e o manuseio da escova foram observados de perto. “Eu não sabia da importância de escovar o dente dela também durante a noite. Hoje estou saindo daqui consciente disso e da necessidade de realizar a escovação três vezes ao dia”, relata.

Temos que aprender a fazer certo, afirma avó

Quem ficou feliz também com as informações passadas, foi Valdete Vieira, ela é avó do pequeno Isaque Moura, 2 anos. “A gente escova os dentes dele em casa, mas não é igual ao profissional. Temos que aprender a fazer certo para a escovação sair perfeita. É uma ação muito importante”, relata.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Odontológica, em parceria com a Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

Essas ações são importantes para incentivar o cuidado

Segundo Arilson Pereira, coordenador da Divisão Odontológica, essas atividades são importantes para incentivar o cuidado com a saúde bucal. “Ficamos felizes em oferecer nosso melhor para a população carente, que é o conhecimento. E é isso que a comunidade precisa, além do atendimento odontológico, um pouco de carinho e atenção”, ressalta.

A secretária municipal de saúde, Denise Lima Mascarenhas, esteve acompanhando a ação. No local, ela anunciou que outras atividades já estão sendo planejados. “Daqui sairão outras ações, a próxima será com os dois CEO juntos, porque saúde pública é isso, acolhimento, amor e compromisso. Essa é a bandeira do governo municipal, levar saúde com qualidade para as pessoas”.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade