Saúde

Veja os quatro elementos que devem sair da sua dieta hoje

Alguns compostos químicas podem sabotar sua dieta e, mais, prejudicar, sua saúde

14/03/2018 às 13h59, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

Alguns compostos químicos e substâncias podem prejudicar a sua saúde, em alguns casos, prejudicar a absorção de nutrientes e até a aumentar a compulsão alimentar. Veja o que não deve ficar no seu prato.

1) Emulsificantes

Esses compostos químicos são adicionados aos alimentos com o objetivo de oferecer uma textura melhor aos industrializados com o sorvete, maionese, chocolate, margarina e salsicha. Em excesso, os emulsificantes no organismo interferem na microbiota intestinal, fazendo com que a absorção de nutrientes essenciais diminua e neurotransmissores responsáveis pela sensação de fome fiquem em desequilíbrio.

2) Glutamato monossódico

É comum em industrializados e itens fast-food para ressaltar o sabor dos alimentos. Para quem consome em demasia, um dos efeitos é a compulsão alimentar. Alguns estudos relacionam o uso ao ganho de peso e até de doenças degenerativas, a curto e médio prazo.

3) Adoçantes artificiais

Os adoçantes, usados para substuir o açúcar, aumentam os níveis de neurotransmissores que liberam insulina e auementam a vontade de comer doce. Uma dica é fugir deles e optar por frutas e até canela.

4) Alimentos low fat

Ter baixo teor de gordura não significa que há poucas calorias e que a perda de peso será fácil. Uma pesquisa publicada no periódico científico Appetite descobriu, depois de analisar a composição nutricional de aproximadamente 6 mil itens do mercado, que as versões low fat nem sempre apresentam uma diferença calórica significativa se comparadas aos alimentos em sua versão tradicional. Dessa forma que surge a falsa impresão de estar ingerindo menos calorias. Escolha alimentos com gordura do bem em quantidade adequada.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade