Variedades

Tendências da criptografia para 2018

As criptomoedas estão em foco e nos meses de fevereiro e março os especialistas esperam ver se elas se recuperam após algumas quedas consecutivas.

12/02/2018 às 09h33, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A internet tem sido um espaço importante para a criptografia e a todo momento surgem produtos que utilizam essa tecnologia. As criptomoedas estão em foco e nos meses de fevereiro e março os especialistas esperam ver se elas se recuperam após algumas quedas consecutivas.

O blockchain foi uma expressão que surgiu e se refere a um bloco dados inviolável e remoto. Ele permite que sejam registrados arquivos digitais, formados por letras e números que formam a sua assinatura.

O surgimento do blockchain ocorreu através da criptomoeda Bitcoin. Ela foi desenvolvida para garantir que pudesse ser descentralizada e que fosse repassada de forma segura. Após o bitcoin, surgiram outras criptomoedas que utilizam a mesma tecnologia.

Porém, a criptografia tem uma aplicação bastante variável e foi adotada por muitas empresas, desde instituições financeiras até cartórios. Ela vem recebendo muito investimento e promete proporcionar lucros para quem empreender nesse ramo da tecnologia.

Apesar de ser tendência, existem alguns pontos em que é preciso ficar atento.

1. Casas de câmbio digital

As criptomoedas, como o Bitcoin, são usadas para realizar transações financeiras, fazer compras e outros. A grande questão é garantir que esses pagamentos sejam seguros e que o valor de cotação seja compatível.
O problema é que muitas dessas empresas, como o Tethers, acabam emitindo tokens em dólar correspondentes às criptomoedas e não teria reservas para suportar esses valores.

A ideia é investir em transparência, utilizando mecanismos alternativos que transmitam confiança. Esses contariam com um backup de cada token criptografado e descentralizado, sem depender de uma conta privada. Isso permitiria manter o preço das moedas estáveis e gerar mais transparência.

2. Mais pessoas participando do mercado de criptomoedas

A medida que as pessoas passam a conhecer as criptomoedas, maiores as chances delas participarem desse mercado.

Em dezembro de 2017, com a supervalorização do bitcoin, novos usuários quiseram ingressar nesse mercado e não conseguiram devido ao boom momentâneo. Mas, com a queda do preço nos últimos dias, a demanda diminuiu e novos usuários estão conseguindo fazer as compras das criptomoedas.

A vantagem da criptografia nesse caso é que esses novos usuários das criptomoedas poderão realizar transações mais rápidas e baratas, conseguindo converter as moedas facilmente.

Muitas das plataformas que negociam as criptomoedas prestam um suporte e ensinam os novos usuários sobre esse mercado, o que incentiva ainda mais o uso da plataforma.

3. Utilização da criptografia no B2B

A criptografia também está sendo usada no mundo dos negócios. As empresas estão criando as suas moedas ou protocolos de certificação que podem ser usados como créditos.

A tecnologia blockchain já é utilizada em vários setores como transporte, imóveis e esportes. A criptografia pode ser usada como uma moeda de troca. As empresas disponibilizam algum benefício em troca de informações ou ações específicas.

Em alguns países, a criptografia já está sendo testada em instituições financeiras com o objetivo de agilizar as transferências realizadas ao mesmo tempo em que os custos são reduzidos. 

4. Investimento de empresas em criptomoedas

A classe de ativos que mais se valorizou em 2017 foram as criptomoedas. Isso despertou o interesse de algumas empresas para investirem nesse segmento. Ainda não se sabe se os grandes mercados financeiros realmente irão adotar esses ativos e como eles serão comercializados.
Porém, muitas organizações já indicam que irão fazer esse tipo de investimento. A grande questão é quando.

5. Aumento da cibersegurança

A preocupação com a segurança sempre foi um ponto central para as organizações que possuem dados em nuvens. Os ataques de hackers têm feito muitas empresas reféns e comprometido sua segurança e produtividade.

O uso do blockchain vai permitir que os dados fiquem muito mais seguros e protegidos, evitando ataques que podem levar a grandes perdas financeiras. 

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade