Comportamento

Projetos em comum ajudam na satisfação conjugal

Pesquisa do Instituto do Casal revelou que 87% dos casais têm projetos em comum.

03/01/2018 às 11h40, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O ano novo chegou e com ele aquela vontade de fazer planos e traçar metas, como fazer uma atividade física, perder peso, comprar um carro, mudar de casa, entre outros. Cada pessoa tem sua maneira particular de escolher seus objetivos para o ano que se inicia. Mas, sabia que isso também é saudável para os casais?

Segundo pesquisa do Instituto do Casal, cerca de 87% dos casais mantêm projetos em comum e isso, segundo as fundadoras da entidade, Marina Simas de Lima e Denise Miranda de Figueiredo, é um ponto que melhora muito a satisfação conjugal e aproxima o casal.

“Um projeto em comum é algo que oferece ao casal um propósito, algo que eles podem realizar juntos e que irá precisar do esforço de ambos para se concretizar. Além disso, contribui para que o casal lide melhor com as diferenças do relacionamento, já que ter um sonho em comum equilibra os pontos divergentes e melhora a conexão”, comenta Denise.

O passo a passo para traçar metas e cumpri-las

Há muitas metas e projetos diferentes que podemos pensar quando falamos em um relacionamento amoroso. “Passar mais tempo juntos, usar menos o celular, se dedicar mais ao relacionamento, planejar uma viagem, uma festa, comprar uma casa, ter um filho. Enfim, cada casal tem sua própria dinâmica e seus sonhos em comum”, diz Marina.

A questão é: como traçar e cumprir essas metas? “Para viver a vida que desejamos precisamos saber, em primeiro lugar, o que queremos. Depois, precisamos entender quais os recursos que iremos precisar, como tempo, dinheiro, pessoas, etc.

Com a ajuda das especialistas, fizemos um passo a passo. Confira:

  • Descreva com o maior número de detalhes possíveis a sua meta
  • O que você precisa para atingir seu objetivo? Liste todos os recursos, como tempo, dinheiro, etc.
  • Quando você quer atingir seu objetivo?
  • Sabe de alguém que tenha conseguido isso e possa ser seu modelo?
  • O que você ganha, o que você perde e o que você mantém ao atingir seu objetivo?
  • Qual será seu primeiro passo para realizar seu objetivo? Liste todos os passos que você dará até atingir seu objetivo.
  • Quais serão os indicadores que você está no caminho certo?
  • De que outras maneiras você pode conseguir seu objetivo?
  • Como você vai saber que já conseguiu atingir seu objetivo?
  • Feche os olhos e imagine como você se sentirá ao atingir seu objetivo. Anote as sensações, incluindo emoções, cheiros, cores, sons, etc.

“Os casais que já estão juntos há algum tempo e já realizaram grande parte dos sonhos também podem pensar em nova lista de desejos. “Conhecer lugares novos, aprender um novo idioma, dançar juntos, etc. Há muitas coisas que os casais podem e devem fazer juntos, mesmo depois de muitos anos de relacionamento. Portanto, que tal aproveitar o Ano Novo para fazer uma lista de desejos e projetos?”, finalizam as terapeutas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade