Parabéns Touro do Sertão!

Fluminense de Feira completa 77 anos de existência

O Fluminense foi fundado no dia 1 de janeiro de 1941, por um grupo de jovens feirenses que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro mantendo as cores do homônimo carioca.

01/01/2018 às 11h38, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Fluminense de Feira está completando hoje 77 anos de existência, cheio de expectativas para a temporada 2018, quando disputará o Campeonato Baiano, Campeonato Brasileiro da Série D e depois de 15 anos volta a participar da Copa do Brasil. Uma história de muita tradição com participações em todas as Séries do Campeonato Brasileiro, campeão baiano em duas oportunidades (1963 e 1969) e uma torcida apaixonada que fazem do Touro do Sertão a terceira força do futebol baiano.

O Fluminense foi fundado no dia 1 de janeiro de 1941, por um grupo de jovens feirenses que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro mantendo as cores do homônimo carioca.

Foi campeão amador em 1947, 1949, 1950 e 1953, profissionalizando-se em 1954, quando aconteceu o primeiro grande passo na história do clube. Convidado pela Federação Bahiana de Futebol, o Fluminense de Feira se tornou profissional e, em 6 de junho do mesmo ano, empatou com o Vitória no Estádio da Fonte Nova por 1–1 em sua estreia. O gol da equipe foi marcado por Alfredo. Este clube foi o primeiro do interior a disputar o Campeonato Baiano de Futebol e, com apenas dois anos no futebol profissional, em 1956, conquistou seu primeiro vice-campeonato baiano.

No ano de 1963, se tornaria, pela primeira vez, Campeão Baiano de futebol, conquistando o título em cima do Bahia. Essa história seria novamente escrita em 1969, contra o mesmo Bahia. Esse seria o último título do Touro do Sertão, e de um time interiorano no torneio. Somente em 2006, o Colo-Colo quebraria o tabu de quase 40 anos sem que um clube do interior do estado vencesse o certame. Em 1998 e 2009, conquistou a Taça Estado da Bahia (atual Copa Governador do Estado da Bahia), que garantia uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Ganhou também a Copa Serba em 2006, disputado apenas entre clubes dos estados da Bahia (exceto a dupla Ba-Vi) e Sergipe.

O Touro chegou a ser vice-campeão baiano em seis oportunidades, nos anos de 1956, 1968, 1971, 1990, 1991 e 2002. Em 1991 e 2002, ganhou vaga na Copa do Brasil de Futebol com o vice-campeonato.

Atualidade

Nos tempos atuais, participou em 2015, o Touro do Sertão sagrou-se campeão da Copa Governador do Estado, vencendo a Juazeirense pelo placar de 1–0, na Arena Fonte Nova, mesmo resultado do primeiro jogo da finalíssima, quando derrotou a equipe do norte do estado em Riachão do Jacuípe e ganhou vaga para a Série D nacional. Em 2016 foi quarto colocado no Campeonato Baiano e fez a sua melhor campanha na 4ª divisão brasileira ficando entre os oito melhores, dos 68 times que participaram da competição.
No ano passado ficou na terceira colocação do Campeonato Baiano e ganhou vaga para a disputa na Copa do Brasil deste ano e ainda participou da Série D e da Pré Copa do Nordeste. Seus dirigentes estão confiantes em uma ótima temporada do tricolor feirense, que já começa no próximo dia 21 de janeiro com a estreia no Campeonato Baiano diante do Jacuipense.

Fonte: Site do Fluminense de Feira/ Cristiano Alves

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade