Feira de Santana

Respeito à sinalização e limite evitarão multas a motoristas durante conversão em faixa exclusiva de ônibus

Superintendente explicou que os motoristas que precisarem convergir para entrar em determinadas ruas terão um recuo.

06/10/2017 às 06h31, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Em breve, os motoristas que precisarem realizar uma conversão para entrar em determinadas ruas do centro da cidade utilizando a faixa exclusiva de ônibus não serão multados pelos radares com câmeras que estão sendo instalados. Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, os equipamentos estão sendo colocados na Avenida Senhor dos Passos, JJ Seabra, Visconde do Rio Branco e na Getúlio Vargas, próximo ao Mercado de Artes, sentido estação de transbordo central.

Ele explicou que os motoristas que precisarem convergir para entrar em determinadas ruas terão um recuo, e que haverá uma sinalização e um limite para que possam entrar sem serem notificados. “Vamos imaginar que alguém vá no sentido Senhor dos Passos e precise convergir na Rua Monsenhor Mário Pessoa. Haverá uma tolerância para que o veículo possa entrar e fazer a conversão sem haver nenhum tipo de notificação”, salientou em entrevista ao Acorda Cidade.

Por outro lado, os ônibus do transporte coletivo também não poderão invadir a pista normal e deverão trafegar na velocidade máxima de 50 Km/h.

“Se o ônibus estiver na faixa e outro estiver à frente dele, ele não poderá sair para a faixa normal dos veículos e depois voltar para a dele. Se o motorista assim proceder será notificado. Com relação aos 50 Km/h estabelecidos, será aplicado ao condutor do ônibus, porque uma vez que a faixa vai estar livre, ele não pode transformar a faixa exclusiva numa pista de corrida”.

Leia também: Feira de Santana ganha novos radares; superintendente explica

Ainda segundo Maurício Carvalho, terão acesso prioritário sem risco de multas na faixa exclusiva as ambulâncias, viaturas policiais e da Guarda Civil Municipal. “Isso é algo que já acontece nas grandes cidades, em todas as capitais, e é necessário fazer com que a faixa funcione exclusivamente para o ônibus, onde pessoas são transportadas e há necessidade que a velocidade, a fluidez se faça necessário, para o cumprimento de horários. Também evita que o carro menor entre e saia, inclusive com possibilidade de haver acidentes, fechando ou travando outros veículos na pista normal”.

O superintendente informou também que os novos radares ainda não estão funcionando. Ele informou que a SMT está finalizando a sinalização das ruas e no dia em que passarem a funcionar isso será amplamente divulgado.

Com informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade