183 casos de meningite meningocócica registrados na Bahia em 2009

17/12/2009 às 15h51, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

A Secretaria de Saúde da Bahia registrou em 2009 um total de 183 casos confirmados de meningite meningocócica em todo estado, segundo dados divulgados Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa).

A doença provocou a morte de 49 pessoas na Bahia. De acordo com a Suvisa, a incidência da meningite meningocócica vem se mantendo constante nos últimos anos, com um pequeno aumento em 2009. Em Salvador, se verificou um aumento na incidência e número de mortes da doença, com um incremento de 42% no número de casos em comparação a 2008.

Quanto ao Sorogrupo, continua o predomínio do tipo C, considerado pelos médicos como uma das mais perigosas variações da meningite.  Os casos estão distribuídos por 12 Distritos Sanitários da capital baiana e a faixa etária dos casos variou de 3 meses a 66 anos, sendo que o
maior risco de adoecer está na faixa etária de 1 ano.

A maior incidência ocorreu no Distrito de Itapuã, com registro de 22 casos e mortes em 2009. Cerca de 68% dos casos ocorridos no Distrito foram do sorogrupo C.

Os casos confirmados na Bahia ocorreram em 43 municípios, sendo que as maiores incidências foram registradas em Nazaré, Porto Seguro, Formosa do Rio Preto, Antonio Cardoso e Itacaré.
Segundo a Sesab, foram adotas medidas de controle da doença, como a proposta de vacinação para crianças menores de 5 anos no início de 2010.

Informações do Tribuna da Bahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade