Feira de Santana

Lagoas de Feira de Santana terão pista de cooper e ciclovias, diz secretário

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, o valor total da obra nas quatro lagoas será de mais de 800 mil reais.

30/08/2017 às 06h19, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Meio Ambiente, irá delimitar a Lagoa do Subaé e um conjunto de três lagoas situadas no bairro Conceição, com a construção de uma pista de Cooper e uma ciclovia. A proposta foi aprovada na terça-feira (29), durante uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), que irá disponibilizar recursos do Fundo de Defesa do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e presidente do Condema, Sérgio Carneiro, o valor total da obra nas quatro lagoas será de mais de 800 mil reais. “O dinheiro é curto e nós, portanto, ao invés de fazermos uma obra completa com parque infantil, aparelhos de ginástica, quiosque e estacionamento, fizemos a opção de delimitar mais lagoas”, afirmou.

Ele explica que além das lagoas do Subaé e do bairro Conceição, será licenciada a lagoa da Terra Dura, no distrito de Humildes; outra parte da Lagoa do Subaé, em parceria com a iniciativa privada e a lagoa da Berreca, em parceria com uma construtora.

“Nós estamos fazendo ações em sete das lagoas de Feira de Santana. A ideia é que, na medida do possível, nós possamos avançar mais. Infelizmente, Feira precisa de recursos de outras instâncias governamentais, porque têm muitas dessas lagoas que a intervenção requer muitos recursos, como é o caso da lagoa da Pindoba, lagoa da Taboa, ambas atrás da Uefs e próximas do bairro Novo Horizonte, e é o caso da lagoa de São José. E nós temos ainda a lagoa do Chico Maia e do Juca Campelo, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, que está ocupada irregularmente”, informou o secretário.

Sérgio Carneiro ressaltou, porém, que os recursos são insuficientes para revitalização das lagoas. “Infelizmente essa é uma parte que nós vamos contar com a intervenção da Embasa. Vamos fazer apenas a pista de cooper e ciclovia.”

O ambientalista Frei José Monteiro Sobrinho parabenizou a ação da prefeitura e acredita que a delimitação das lagoas criará uma nova cultura de cuidado com esses espaços. “Há muito tempo que a gente luta, e a delimitação vai disciplinar aquilo que é mais grave, que são as invasões. Criou-se a cultura de que as lagoas estavam aí somente para ajuntar lixo, esgoto, e para serem entulhadas. Com a delimitação vem também a limpeza, aí se educa para o cuidado. Acho que é um passo fundamental para uma nova era das lagoas em Feira de Santana”, opinou.

Proposta de delimitação das lagoas foi aprovada em reunião do Condema

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade