Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  •  Reserva Lumiere
  •  Reserva Lumiere
26 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Política

Todas as notícias
Publicado em 14/03/2017 12h20.

Vereador divulga resultado de análise de água que jorra de escavação da obra do BRT

De acordo com o vereador, essa comprovação da qualidade da água foi feita através do resultado de uma análise da água que ele solicitou em 31 de janeiro de 2017.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Vereador divulga resultado de análise de água que jorra de escavação da obra do BRT
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Rachel Pinto

O vereador Edvaldo Lima (PP) afirmou que a água que está jorrando da escavação do BRT pode ser reaproveitada para o consumo animal, para irrigação e também para outras atividades, especialmente na zona rural de Feira de Santana. De acordo com o vereador, essa comprovação da qualidade da água foi feita através do resultado de uma análise que ele solicitou em 31 de janeiro de 2017.

Segundo o vereador, a água pode ajudar a amenizar a situação de escassez  que vive a população rural, mas não há comprovação se ela pode ser utilizada para o consumo humano. Somente outras análises podem fazer essa confirmação.

“Está aqui o resultado. A água é para o consumo animal, para lavar e irrigar. Para comprovar se pode ser usada para o consumo humano é preciso que sejam feitas outras análises. Aí fica a cargo do governo fazer novas análises. Essa água, se aproveitada para a zona rural, vai amenizar muito o problema da escassez. Além disso, ela jorrando no asfalto, também prejudica aquela importante via. Como é uma obra do município, o governo deve fazer esta análise e ver como pode transferir esta água”, declarou o vereador.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em reposta às declarações do vereador Edvaldo Lima, a Embasa emitiu uma nota dizendo que a garantia de potabilidade da água para consumo humano depende das condições de análise da água. Veja abaixo a nota:

A Embasa vem a público informar que o Laudo de Análise apresentado à imprensa pelo vereador Edvaldo Lima dos Santos na manhã de hoje (14), trata-se de análise do parâmetro nitrato de amostra de água fornecida pelo vereador.

É importante esclarecer que a garantia de potabilidade da água para consumo humano depende da análise e monitoramento de mais de 70 parâmetros, que devem ser aferidos com frequência definida pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde.

Embora a Embasa realize análises de água para o público externo mediante pagamento do serviço, a empresa atesta somente a potabilidade da água fornecida pela própria empresa que diante do cumprimento integral das técnicas de coleta e amostragem, que não podem ser asseguradas na referida amostra.

Desta forma, como a amostra fornecida para análise foi coletada pelo próprio requerente, a Embasa não pode confirmar a origem da água, tampouco as condições em que se deram a coleta.

Em entrevista ao Acorda Cidade no dia 26 de outubro de 2016, o secretário municipal de planejamento, Carlos Brito observou que a água que jorra do lençol freático não é potável e que não há esgotamento do mesmo. Segundo ele, a obra é regulamentada pelo Inema.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Leia também: BRT: engenheiro diz que água não pode ser aproveitada, mas não convence

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Mundo

G7 acorda sobre ajuda à Amazônia 'o mais rápido possível'

Apoio a países afetados por incêndios é consenso entre líderes

Bolsonaro diz que incêndios não podem gerar sanções ao Brasil
Política

Bolsonaro diz que incêndios não podem gerar sanções ao Brasil

Presidente fez pronunciamento nesta sexta falando sobre a Amazônia.

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia
Política

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

Segundo o texto, que já foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, o emprego dos militares...

Vídeo

Veja vídeo em 3D de como ficará o Centro de Educação, no prédio do FTC Veja mais Vídeos ›

Podcast

CDL realiza entrega dos prêmios da campanha Liquida Feira 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram