Bahia

Secretário diz que pretende fazer mutirão para conter efeitos da seca em municípios da Bahia

O secretário Gerônimo Rodrigues esteve hoje em Feira de Santana se reunindo com os municípios do Portal do Sertão.

08/02/2017 às 15h15, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Gerônimo Rodrigues, esteve em Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (8), para participar de uma reunião com os prefeitos e cooperativas dos municípios que fazem parte do território Portal do Sertão.

“Nós estamos numa agenda grandiosa para percorrer todos os municípios do estado em busca de um afinamento de um diálogo com os novos prefeitos, os reeleitos e com as cooperativas apresentando as políticas públicas. A gente fez um calendário para percorrer os 27 territórios de identidade da Bahia. E queremos fortalecer a relação com os consórcios municipais, com os prefeitos, as cooperativas, universidades e todo o colegiado”, afirmou o secretário ao Acorda Cidade.

Questionado sobre a situação dos moradores da zona rural de Feira de Santana, que afirmaram à reportagem do Acorda Cidade, que a quantidade de carros-pipa e ações do governo são insuficientes para conter os efeitos da seca e por isso se sentem abandonados pelo poder público, o secretário afirmou que pretende fazer um grande mutirão, não só com Feira de Santana, mas também outros municípios.

“Hoje uma das questões que vamos apresentar é o Promer. Os municípios do Brasil e do semiárido receberam uma patrulha com, no mínimo cinco máquinas: um carro-pipa, um caminhão caçamba, uma retroescavadeira e um trator de esteira, e nós queremos com essa patrulha entrar com uma parceria com a prefeitura para que a gente possa colocar recursos para que possa ser feita limpeza de agúadas, preparo de solo. E o estado naturalmente está fazendo outras ações, como estimular a adução de água. O Garantia Safra é outra ação, onde o agricultor paga 17 reais e quando perde a safra ele recebe um seguro. O que a gente pode fazer é um grande mutirão”, declarou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade