Feira de Santana

Estiagem causa desespero e trabalhadores rurais se dizem abandonados pelo poder público

Os poucos carros-pipa distribuídos pela prefeitura e pelo governo do estado são insuficientes e demoram a chegar.

08/02/2017 às 11h03, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Aguadas seca, o gado morrendo, sem perspectivas de plantio e até água para beber e para o consumo do dia a dia. Essa é a situação de centenas de famílias da zona rural do município de Feira de Santana. Os trabalhadores estão desesperados e reclamam que se sentem abandonados. Os poucos carros-pipa distribuídos pela prefeitura e pelo governo do estado são insuficientes e demoram a chegar.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O pequeno pecuarista Almir Lopes Pereira, da comunidade de Venda Nova, no distrito de Maria Quitéria, relatou para a reportagem do Acorda Cidade o drama que está vivendo. Ele contou que as aguadas estão todas secas e a água dos carros-pipa enviados pela prefeitura é insuficiente. Não há água encanada e nem água para os animais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Moro aqui há 42 anos com a minha família. Antigamente era melhor, hoje está pior. Não temos água para nada. O gado temos que levar para Amélia Rodrigues e pagamos o aluguel de pasto para que eles não morram. Aqui no distrito a situação está muito triste e já morreram mais de cem animais. A gente estava cortando mandacaru e dando para eles se alimentarem, mas nem mandacaru tem mais”, lamentou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na Fazenda Lizíbia, que fica localizada entre os distritos de Jaguara e Maria Quitéria, o trabalhador rural Jorge Pereira dos Reis, confirmou as dificuldades enfrentadas pela estiagem e a falta de água. Ele levava mandacaru no lombo de um jumento para alimentar a sua criação.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Estou tirando o mandacaru da fazenda do vizinho. Dou ele puro para o gado comer. Muitos animais morreram e nessa fazenda já perdemos mais de vinte cabeças”, afirmou.

Ana Célia de Jesus Oliveira, conhecida como Dona Nenca, é uma pequena comerciante da Fazenda Lizíbia. Ela comentou que estava muito triste e preocupada com a situação de falta de água que está vivendo, assim como outras famílias do distrito.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Aqui não tem água para beber, nem pra cozinhar, nem para lavar. Passamos muitas dificuldades principalmente com as crianças e com os idosos. Não temos água encanada e nem outros reservatórios. As crianças ficam nuas porque não suportam o calor e não há água para tomar banho toda hora. A única água que temos é a que vamos buscar no Rio Jacuípe. Uma água de coloração verde. Passamos com essa água para fazer nossas coisas”, destacou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O governo do estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), disponibilizou quatro carros-pipa para abastecer a zona rural de Feira de Santana e a prefeitura alugou 2 carros. Ao total são 12 veículos que estão fazendo o abastecimento da região.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A secretaria municipal de agricultura informou que está fazendo a limpeza das aguadas e preparando os reservatórios naturais para aguardar a chegada das chuvas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Leia também: 12 mil pessoas não têm água encanada na zona rural de Feira de Santana, diz Defesa Civil
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade