Feira de Santana

Coordenadora da Estação Climatológica da Uefs explica sobre tempo abafado em Feira de Santana

Rosângela Leal afirmou ainda que mesmo com a ocupação na Uefs, a equipe da estação climatológica continua realizando as leituras

06/12/2016 às 06h37, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Nos últimos dias a população de Feira de Santana tem enfrentado um forte calor e sensação de abafamento. Segundo a coordenadora da estação climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal, o tempo abafado é consequência da umidade do solo, devido às chuvas que caíram na cidade em novembro.

“O tempo abafado é a característica de uma área de baixa pressão, então se tem essa sensação térmica de abafamento, porque choveu e ainda tem muita água no solo, que está evaporando, e nós temos essa umidade no ar, que dá essa sensação”, explicou Rosângela Leal.

Segundo ela, as últimas chuvas foram fracas e não foram capazes de encher as aguadas. Além disso, a temperatura começou a baixar, afastando as frentes frias da região. Quando isso ocorre não se criam as condições ideais para chuvas de trovoada, tão esperadas nesta época do ano, as quais são capazes de encher as aguadas.

“Nós estamos na expectativa de que essas chuvas cheguem, algumas nuvens estão chegando, algumas correntes que estão passando na região sul. Com essa temperatura mais elevada, a expectativa aumenta. Como houve chuvas em novembro, isso descaracterizou as condições que possibilitariam essas chuvas de trovoadas. Como nesse ano as trovoadas vieram em janeiro, a nossa expectativa é que elas venham no fim de dezembro ou mesmo no mês de janeiro”, informou a coordenadora da estação climatológica.

Rosângela Leal afirmou ainda que mesmo com a ocupação na Uefs, a equipe da estação climatológica continua realizando as leituras. “Infelizmente estamos com alguns problemas, por causa da ocupação, mas mesmo com isso as leituras estão sendo realizadas. Falamos com o comitê do movimento e eles não nos bloquearam”, disse. 

Registro feito pelo leitor Allan Boaventura

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade