Feira de Santana

Secretário estadual de Meio Ambiente vistoria obras da Lagoa Grande e discute revitalização da Lagoa Salgada

O secretário estadual de meio ambiente Eugenio Spengler, disse que ficou impressionado com a lagoa e suas características ambientais.

03/03/2016 às 16h53, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Na manhã desta quinta-feira (3) visitaram a Lagoa Salgada, em Feira de Santana, o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugenio Spengler; o secretário municipal de meio ambiente, Roberto Tourinho; o coordenador regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Messias Gonzaga e o deputado estadual, Zé Neto, além de técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A visita teve como objetivo conhecer o local e discutir uma proposta de revitalização para lagoa.

O deputado Zé Neto disse que a revitalização da Lagoa Salgada é consequência de um trabalho de sucesso da recuperação da Lagoa Grande. De acordo com ele, a recuperação das lagoas no município é uma grande alavancada histórica. “Nós precisamos de recomposição ambiental, criar um espaço extremamente importante para a convivência na cidade. O caminho é terminar a obra da Lagoa Grande e caminhar para a Lagoa Salgada”, disse.

Sobre as hipóteses de que a Lagoa Salgada não tem água, o deputado disse que o estudo e o trabalho dos técnicos vão permitir uma análise completa do local. Ele destacou que a Lagoa Grande, quando foi iniciado o processo de revitalização não tinha a dimensão que apresenta hoje e depois do trabalho das máquinas e de recuperação ela hoje está com suas nascentes revitalizadas e com um grande volume de água.

“Estamos vendo as nascentes maravilhosas da Lagoa Grande. São mais de 40 nascentes e tudo isso demonstra que tecnicamente é possível se pensar também, pelo menos em boa parte da Lagoa Salgada. Porque a Lagoa Salgada é quatro vezes maior do que o tamanho da Lagoa Grande. Ela pode ser recuperada e é o trabalho que os técnicos tanto do município quanto do estado. O estado vem aqui para ajudar”, afirmou.

Roberto Tourinho, secretário municipal de meio ambiente destacou que o município de Feira de Santana está aberto a todas as ações que visem trazer melhorias para salvaguardar e defender o meio ambiente. Ele falou da importância da Lagoa Salgada para Feira de Santana e da parceria entre a prefeitura e governo do estado para a revitalização. “Uma obra como esta contará com o total apoio do município. O que for necessário e for parte do município não teremos a menor dúvida da parceria que firmada”.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Eugenio Spengler, disse que ficou impressionado com a lagoa e suas características ambientais. Ele pontuou que o local tem características únicas e tem uma relação histórica com a própria formação da cidade de Feira de Santana. “É um patrimônio ambiental que realmente precisa ser preservado e alguma coisa deve ser feita o mais rapidamente possível”, salientou.

Eugenio Spengler contou que os técnicos vão fazer todos os estudos e análises da área para caracterizar a lagoa e identificar suas características biológicas e hidrológicas. Estudar as suas nascentes e as áreas com a existência de água de forma perene e intermitente. Ele relatou que uma sugestão é unir o processo de revitalização da lagoa a um projeto de lazer para a cidade, com ciclovias e áreas de caminhadas e de trilhas.

“A sugestão é ampliar mais uma área de lazer importante para a cidade de Feira de Santana. Isso demanda também uma preocupação grande com a ocupação das margens. Vamos fazer um estudo, identificar, caracterizar e depois com base em dados técnicos nós podemos estabelecer um programa e um projeto de revitalização. É uma lagoa que precisa ser preservada porque ela faz parte da biodiversidade da região de Feira de Santana, finalizou.

 Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade