Feira de Santana

Projeto educativo traz autor e sambista carioca

Raphael Moreira é autor do livro que conta a história do samba para as crianças

23/11/2015 às 15h29, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na próxima quarta (25), às 19h30, Feira de Santana receberá o autor e músico carioca Raphael Moreira, acompanhado de Marcos Brandão, também músico e psicólogo. Eles integram o projeto social Samba Menino que leva literatura, ludicidade e muito samba para praças, escolas, bienais, feiras e tantos outros espaços do Rio de Janeiro. A obra literária e o projeto social de contação de histórias idealizado por Raphael foram descobertos pela pedagoga Vanessa Knoedt e deram o suporte necessário para a aprendizagem significativa de crianças de quatro anos ao longo das atividades do Projeto Sambalelê, idealizado pela Escola João Paulo I.

“Ensinamos a história do samba porque através dela falamos da história do nosso povo, da miscigenação e de como nasceu esse ritmo que é marca do Brasil. A cada ano, nosso projeto cresce mais através de ações carinhosamente pensadas e das respostas supreendentes das crianças. É bastante real e visível o cresciemento delas”, explica Vanessa.

Djenane Carvalho, coordenadora pedagógica da Educação Infantil na instituição, destaca que a participação dos sambistas ajuda os alunos na construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade: “Eles contam histórias, dançam com as crianças e tocam muitos sambas clássicos e autorais para elas”.

Para Raphael, o projeto Samba Menino não tem limites. Trazer esse trabalho para a Bahia é o retorno do samba a um dos seus pontos de origem, à sua maternidade. Assim como o ritmo um dia foi parar na lua, eles também desejam ir muito longe. “Contar a história do samba para as crianças é mostrar para o nosso futuro o nosso bem precioso, a nossa riqueza. É alimentar os pequeninos da sua origem cultural. A Escola João Paulo I, responsável por esse encontro, deixará marcas eternas e muito importantes nas lembranças desses meninos. A gente sai do Rio pra tornar isso ainda maior, inesquecível, inspirador”, emociona-se Raphael.

Livro Samba Menino
Um convite para a criançada viajar pela história do samba com um enredo divertido e bastante atrativo. Didático, bilíngue, ilustrado, o livro fantasia fatos históricos, dando a oportunidade dos pequenos aprenderem brincando com o Samba Menino. Os interessados podem pedir o livro por R$ 15,00 mais frete através do e-mail [email protected]. Algumas edições estarão disponíveis para venda no evento desta quarta-feira, no teatro Margarida Ribeiro.

Projeto Samba Menino
O Projeto Samba Menino é um conjunto de atividades culturais e didáticas. O livro cumpre o seu papel de trazer conhecimento e estimular a imaginação; a Contação Musical da História do Samba Menino é realizada por um animado grupo de sambistas e cheia de sambas autorais que encanta a meninada; tem ainda o Espaço Samba Menino no Rio de Janeiro repleto de atividades educativas que promove o desenvolvimento infantil de mãos dadas com a cultura. Este último é uma espécie de lounge infantil com programação diversa e gratuita: contação e construção de histórias, oficinas de desenho, pintura, corte e colagem, jogos clássicos, brincadeiras clássicas e o estímulo à leitura através de distribuição de livros. O projeto visita creches, escolas, teatros e centros culturais da capital carioca. Acesse sambamenino.com.br e saiba mais.

Formatos de apresentação do Projeto

No LIVRO bilíngue (português/inglês) “Samba Menino – a história do samba contada para a criançada”, o personagem vem da África para o Brasil num navio negreiro. Aqui encontra os índios e em terras brasileiras se desenvolve trocando experiências e criando nossa Cultura Afro-Brasileira.

CONTAÇÃO MUSICAL DA HISTÓRIA DO SAMBA MENINO – é uma apresentação mágica, que através da música, do estímulo à leitura e da arte de contar histórias, apresenta a história do gênero que melhor representa nossa cultura: o samba.

ESPAÇO SAMBA MENINO é uma espécie de lounge infantil onde os pequenos são entretidos com atividades lúdicas como, por exemplo, a contação de histórias, a construção de histórias, as oficinas de desenho, pintura, corte e colagem, jogos clássicos, brincadeiras clássicas e o estímulo à leitura através de distribuição de livros.

SAMBA MENINO NAS ESCOLAS é uma ação com o objetivo de levar os formatos acima à creches e escolas que tenham o interesse de trabalhar a temática SAMBA. Existem dois formatos para essa ação que podem ser consultados pelos nossos contatos.

Para conhecer mais do Samba Menino e comprar o livro é só acessar os canais de comunicação ([email protected] / facebook.com/sambamenino / www.sambamenino.com.br).

Desde 2011 o Projeto Samba Menino já visitou mais de 50 lugares, entre eles escolas, creches, feiras de livro, centros culturais, abrigos, orfanatos, festas e até mesmo praças públicas, no Rio e fora do Rio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade