Política

Rui Costa revela mais um nome do secretariado

A informação foi dada durante o programa Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (17).

17/12/2014 às 16h18, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou ontem (16) os primeiros 13 nomes de seu secretariado, além do novo procurador-geral. Seis nomes foram mantidos do governo Jaques Wagner e oito são novos. Os outros 11 nomes serão anunciados na quinta-feira (18), mas em entrevista ao programa Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (17), ele antecipou o nome de Jerônimo Rodrigues para compor o primeiro escalão, porém não confirmou se será na Secretaria de Desenvolvimento Rural, conforme apontam especulações.

Jerônimo Rodrigues é natural da cidade de Jequié, mora em Feira de Santana há cerca de 15 anos e é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ele é mestre em Ciências Agrárias pela Ufba e foi secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e assessor especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti). Além disso, foi também assessor de Rui Costa durante a campanha eleitoral 2014. O governador eleito confirmou que Jerônimo vai participar da equipe de governo.

“Ele vai sim participar da nossa equipe. É uma pessoa muito qualificada e que nos ajudou muito ao longo da caminhada. Amanhã vou satisfazer a curiosidade de quem quer saber em qual lugar ele vai estar”, afirmou.

Rui ainda citou os nomes de Jairo Carneiro e a Eliana Boaventura, que também devem fazer parte da equipe de governo, mas ressaltou que ainda não pode revelar se será no primeiro ou no segundo escalão. “São duas pessoas altamente qualificadas e que ajudaram muito no período do governador Jaques Wagner. Eu quero contar com a participação deles em nosso governo”.

Leia também: Rui Costa anuncia nomes de 14 secretários para o governo baiano

Sobre os nomes que já foram indicados, o governador eleito disse que os foram um misto de indicações pessoais e técnicas, com um misto de conversas com partidos políticos. “Eu diria que dessa primeira relação, a maioria foi da minha escolha pessoal e também que preenchem o perfil técnico para a área onde foram escolhidos”, observou.

Segurança pública

O secretário de Segurança Pública do Estado foi confirmado ontem e se manteve o mesmo do governo Jaques Wagner, Maurício Barbosa. Rui Costa informou que o planejamento atual da segurança está no caminho certo, apesar de reconhecer que os índices da segurança pública estão longe do almejado. “Os resultados dos indicadores estão muito longe do que queremos e, portanto, iremos trabalhar dentro da aplicação plena desse planejamento com um gerenciamento mais curto”, afirmou.

Além de trabalhar no planejamento da segurança pública, Rui Costa disse que também pretende trabalhar com políticas sociais. “Eu não acredito em indicadores de violência mais baixos se não for trabalhar como uma moeda que tem dois lados. De um lado é um aparelho de via investigativa e do outro lado é fundamental que nós possamos trabalhar com políticas sociais de educação, de cultura, de esporte e lazer e com o envolvimento da família, pois, caso contrário, por mais eficiente que sejam as políciais e nós consigamos prender 50 pessoas no mês, se não cuidarmos da juventude, nós teríamos no mesmo mês, 100 jovens entrando no mundo do crime”, afirmou.

Sobre os nomes dos novos comandantes da Polícia Civil e Militar, Rui Costa disse que serão divulgados no dia 31 de dezembro e eles já poderão tomar posse no dia 1º de janeiro. Ele informou ainda que já tem alguns nomes em mente e que faz questão de escolher pessoalmente os novos comandantes.

“Os dois braços operacionais que vão executar esse planejamento são a polícia militar e civil, que terão um novo comando a partir do dia primeiro de janeiro. Eu entendo que é a hora de dar uma oxigenada e tirar todos da zona de conforto, além de dar uma motivada maior com desafios maiores e assim a gente conseguir ter resultados melhores. Desde a escolha, quero deixar claro qual é o perfil que eu quero para as duas polícias. Quero uma polícia firme, enérgica, mas cidadã, que respeite o ser humano”, destacou.

Saúde

Para a secretaria de Saúde foi escolhido o médico cardiologista Fábio Villas-Boas, que, de acordo com Rui Costa, atuou em hospitais da iniciativa privada. “Estamos montando uma equipe que vai trazer um misto de pessoas com experiência no gerenciamento da iniciativa privada com a manutenção das diretrizes e das políticas de saúde pública”, disse.

Rui destacou que irá acompanhar de perto a secretaria de saúde, por entender ser um clamor da população. De acordo com ele, o objetivo é buscar fazer mais com o mesmo recurso, porém informou que irá buscar mais verbas para a pasta.

“Quero melhorar o controle e o gerenciamento para que sobre algum dinheiro para expandirmos os serviços de saúde. Paralelo a isso serei uma voz atuante pregando a necessidade de mais recursos para a saúde. Participei de uma reunião com os governadores eleitos do nordeste e enviamos um documento de reivindicações para a presidenta Dilma. Em fevereiro estaremos em Brasília para nos reunir com a bancada federal do Nordeste, incluindo senadores e deputados federais, para pautar a necessidade de novas fontes de recursos de financiamento para a saúde. É possível fazer um pouco mais com o que nós temos e vamos trabalhar para isso, mas eu posso afirmar que é insuficiente para responder com a qualidade que a população quer e precisa”, afirmou.

Rui ainda informou que em janeiro fará uma reunião com os prefeitos e presidentes de consórcios das maiores cidades da Bahia para conversar sobre o modelo de consórcio de saúde interfederativo que ele pretende implantar.

“Vi esse modelo no Ceará e está respondendo muito bem. Assim, já em 2015 teríamos consórcios de saúde funcionando para implantar policlínicas nas regiões do estado com diagnóstico de imagem, tomógrafos e outros equipamentos. A ideia também é colocar sob o gerenciamento desse consórcio de saúde as Upas (Unidades de Pronto Atendimento), que serão concluídas, e teremos boas novidades na área de saúde já no ano de 2015”, disse, reafirmando seu compromisso de iniciar as obras de um hospital geral em Feira de Santana também no ano de 2015.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade