Feira de Santana

Árvores da Getúlio Vargas serão retiradas para implantação do BRT

A prefeitura municipal informa que um número superior de árvores será plantado nos canteiros das Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

15/08/2014 às 15h55, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As árvores da Avenida Getúlio Vargas serão retiradas para a implantação do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido em Ônibus), em Feira de Santana. A previsão é que no início do mês de dezembro seja dada a ordem de serviço para implantação. A duração das obras deverá ser de 18 meses. 

Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

A notícia causou revolta na população, mas a prefeitura municipal afirma que um número superior de árvores será plantado nos canteiros das Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria. A prefeitura não informou se todas as árvores da Getúlio serão derrubadas.

A informação foi assegurada pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, na manhã da última quarta-feira (13) durante reunião do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), realizada no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semman) e presidente do Condema, Roberto Tourinho, afirmou que essa reunião foi solicitada pelos membros da entidade para esclarecer algumas dúvidas. "Existia uma preocupação dos conselheiros e da comunidade com relação à retirada de árvores importantes, algumas delas centenárias, em consequência da implantação do BRT".

"Ficou claro que será feito o replantio em número maior das que por necessidade serão retiradas. E nos locais onde haverá as pistas de Cooper e caminhada, elas serão preservadas", reforçou Roberto Tourinho.

Carlos Brito informou que foi elaborado um projeto específico sobre a arborização dos principais corredores de tráfego, "muito bem trabalhado", com a quantidade e espécies das árvores existentes. O diagnóstico será disponibilizado aos conselheiros. "O número daquelas que serão retiradas será infinitamente menor que o das árvores plantadas", disse.

Carlos Brito comentou que "houve muita especulação sobre o assunto. Mas o BRT vai melhorar a mobilidade urbana, proporcionar mais conforto e acabar com o sistema caótico que aí se encontra". 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade