Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Nota Premiada
  • Nota Premiada
22 de Janeiro de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Educação

Todas as notícias
Publicado em 27/09/2013 18h24.

Aulas da UFRB campus Feira de Santana começam dia 11 de novembro

O campus da UFRB em Feira funcionará, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), no bairro Sim.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
 Aulas da UFRB campus Feira de Santana começam dia 11 de novembro
Divulgação
Acorda Cidade

Tomou posse na manhã desta sexta-feira (27) a diretora pro-tempore do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, a professora Tatiana Veloso. O evento foi realizado na sede provisória do campus, localizada na sede do Serviço de Integração do Migrante (SIM), no bairro de mesmo nome.
 
O campus da UFRB em Feira funcionará, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), no bairro Sim. As aulas iniciarão no dia 11 de novembro deste ano. O resultado do processo seletivo ainda não foi divulgado pela instituição.

Leia mais: Veja a estrutura do prédio onde funcionará temporariamente o Campus da UFRB
 
O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, falou sobre a caminhada da universidade nesses seis anos de existência e a consolidação dos campi no Recôncavo Baiano, salientando que, em Feira de Santana, o processo não deve ser diferente, visto o potencial econômico, industrial e tecnológico que a cidade possui.
 
O reitor ainda destacou a importância dos investimentos em tecnologia e a contribuição que o campus da universidade pode oferecer nessa caminhada e parabenizou a diretora pro-tempore, Tatiana Veloso, pela nova conquista. “Tatiana é símbolo da transformação efetiva que queremos ver na universidade e tenho certeza que o centro de Feira de Santana está em boas mãos”, completou.
 
Tatiana Veloso, em seu discurso de posse, caracterizou como abrangente o processo de expansão que as universidades federais estão passando e reafirmou seu compromisso, antes como professora assistente da UFRB, e agora como diretora de centro.
 
“É com muita alegria e emoção que participamos da posse de Tatiana Veloso, feirense e filha de duas figuras importantes conhecidas na cidade: o delegado Veloso e a delegada Martine Veloso, pessoas que têm um trajeto de defesa dos interesses sociais na nossa cidade. A nova diretora tem um trajeto de vida que integra a pesquisa e a intelectualidade sem perder de vista a capacidade de luta e de enfrentamento das questões sociais com determinação ideológica e muito compromisso”, disse o Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto, que esteve presente na solenidade.
 
A mesa solene foi composta por Paulo Gabriel Nacif, reitor da UFRB; Sílvio Luiz Soglia, vice-diretor; Nildon Pitombo, coordenador geral da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (Codes); e a nova diretora do Cetens, Tatiana Veloso.
 
Além da presença da família e amigos da nova diretora, lideranças políticas e municipais, corpo técnico-administrativo do campi também estiveram presentes.
 
Mais educação e desenvolvimento
 
O deputado Zé Neto acredita que Feira de Santana ganha em ceder espaço para a consolidação da UFRB e parabeniza a escolha do bairro SIM para abrigar provisoriamente a sede do centro.
 
“Esse ato é um marco para Feira de Santana e para a UFRB que inicia seus trabalhos em nossa cidade; Feira dá um grande passo em busca de melhorias e desenvolvimento. O fato do campus estar sendo instalado no SIM tem uma simbologia relevante, pois aqui foi sede do Serviço de Integração do Migrante, e daí vem o nome do bairro, uma referência para essa cidade que chegou onde está em função de ser um entroncamento rodoviário que, com seus ônus e bônus, trouxe o nosso município ao patamar que hoje se encontra, uma cidade com 600 mil habitantes, maior que oito capitais do país.
 
Cursos
 
O Cetens oferecerá os cursos de graduação Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza); Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Energia e Sustentabilidade, e Arquitetura e Urbanismo, além dos cursos de pós-graduação em Energia, Materias e Desenvolvimento Sustentável.
 
Zé Neto acredita que os cursos condizem com a demanda de Feira de Santana e fortificam o laço entre os campos rural e urbano. “Os cursos desse campus são especialmente voltados para a educação no campo e não tenho dúvida que isso se integra fortemente aos interesses de nossa região, inclusive quebrando o paradigma de que urbano e rural são opostos; a UFRB vem para dizer que estes se encontram e harmonizam e são vetores importantes para o desenvolvimento regional e econômico”, disse.
 
A nova diretora
 
Tatiana Veloso é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia, possui especialização em Cooperativismo e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Ela está cursando doutorado em geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Vestibular Uesb 2019 chega ao fim com maior participação de inscritos
Educação

Vestibular Uesb 2019 chega ao fim com maior participação de inscritos

Os gabaritos dos dois dias de provas estarão disponíveis para os candidatos no site da Consultec.

Uneb divulga lista de aprovados e boletim de desempenho
Educação

Uneb divulga lista de aprovados e boletim de desempenho

A matrícula será realizada entre os dias 28 e 30, para todos os aprovados nesta primeira chamada.

Começa nesta terça-feira (22) a matrícula na rede estadual de ensino
Educação

Começa nesta terça-feira (22) a matrícula na rede estadual de ensino

Na quarta (23) e na quinta (24), a matrícula será para os concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamen...

Vídeo

Câmera registra momento em que ônibus colide em van em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Rui garante nomeação de coordenadores pedagógicos
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram