Feira de Santana

Após 34 anos Joia da Princesa vai sediar jogos do Brasileirão

O pedido de cessão formalizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF) foi acatado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

17/05/2013 às 15h07, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
Após 34 anos, o Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Joia da Princesavoltará a sediar partidas válidas pela Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro com dois jogos do Vitória e um do Bahia a serem realizados em Feira de Santana, no mês de junho. O pedido de cessão formalizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF) foi acatado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.
 
O Vitória vai enfrentar o Vasco da Gama no dia 1º, e o Atlético (PR), no dia 12 de junho. O Bahia vai jogar contra o Botafogo no dia 5. A última vez que o Joia da Princesa recebeu jogos da Primeira Divisão do Brasileirão foi em 1979, quando o Fluminense de Feira participou da disputa sendo eliminado, ainda, na primeira fase.
 
A mudança de mandos de campo de Bahia e Vitória ocorreu por conta da Copa das Confederações, que terá partidas em Salvador. A Fifa decidiu que a partir de 29 a 12 de junho os três estádios da capital ficarão à disposição da entidade. Pituaçu e Barradão serão usados como locais de treinamento das seleções que farão suas partidas em Salvador. Nos dias 20, 22 e 30 de junho a Arena Fonte Nova será o palco de três partidas da competição.
 
A disputa das partidas pela Série A no Joia da Princesa também marcará o reencontro do torcedor feirense com grandes times do cenário nacional. Vasco e Botafogo jogaram pela última vez em Feira de Santana em 1990, pela Copa do Brasil, quando enfrentaram o Bahia e o Vitória, ambos derrotados: O Vitória bateu o Vasco por 1 a 0,  mesmo placar QUE o Bahia derrotou o Botafogo.
 
HISTÓRIA
 
O Vasco da Gama também está diretamente relacionado a história do Joia da Princesa. O time carioca participou da partida de reinauguração do estádio em 1966, quando venceu o Fluminense de Feira por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Val. A praça esportiva foi inaugurada em 23 de abril de 1953, inicialmente denominado Estádio Municipal Almachio Boaventura, em homenagem ao intendente que fez a terraplanagem do terreno em 1950.
 
Na partida de inauguração, o Bahia de Feira venceu o Galícia, da capital, por 2 a 0, com dois gols de Mário Porto. Em 13 de novembro de 1966, foi inaugurado no mesmo local um novo estádio, mudando a posição do campo. O estádio foi rebatizado com o nome de Alberto Oliveira, em homenagem ao ex-vereador e ex-presidente do Fluminense de Feira Futebol Clube. As informações são do Correio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade