Feira de Santana

Visitantes da rampa de voo livre serão orientados a preservar o meio ambiental

No local ainda existem 'manchas' da Mata Atlântica. O prejuízo, em caso de incêndio, poderá ser muito grande. Além da distância e a dificuldade de acesso, a vegetação, que neste período está seca, aumenta o potencial de risco de sinistro.

02/03/2013 às 14h00, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

 A Defesa Civil de Feira de Santana e o 2º Grupamento de Bombeiro Militar local estão programando uma ação conjunta no morro de São José, em Maria Quitéria, com o objetivo de conscientizar os visitantes sobre preservação ambiental, bem como fazer uma grande limpeza no local. Os primeiros contatos foram mantidos entre as instituições.

A Prefeitura de Feira de Santana vai construir uma rampa para a prática de voo livreparapente e asa delta – no morro, cuja altitude passa de 200 metros do nível do mar e é considerado local adequado para a prática do esporte.

O problema, diz o coordenador da Defesa Civil, Jorge Prudente, é que as pessoas estão acendendo fogueiras no morro, de vários tamanhos e em locais onde o fogo, a depender do vento, pode ser espalhar rápida e descontroladamente.

No local ainda existem "manchas" da Mata Atlântica. “O prejuízo, em caso de incêndio, poderá ser muito grande”, afirma Jorge Prudente. Além da distância e a dificuldade de acesso, a vegetação, que neste período está seca, aumenta o potencial de risco de sinistro.

Outro problema é a grande quantidade de lixo que ao longo dos anos vem sendo descartada pelos visitantes e acumulada ao meio da vegetação. São, principalmente, garrafas PET, de todos os tamanhos, e plástico usado em embalagens, objetos altamente inflamáveis.

Para o coordenador, as pessoas devem ter cuidado desde a subida ao morro, cujas trilhas não apresentam a segurança ideal, bem como durante o período no qual permanecerem . As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade