Feira de Santana

Polícia de Feira de Santana registrou 412 homicídios em 2012

O mês com maior número de mortes do ano foi fevereiro, quando houve a greve da Polícia Militar. E agosto foi o menos violento, com registro de 25 homicídios.

02/01/2013 às 09h16, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O número de homicídios em Feira de Santana bateu recorde em 2012. É o maior dos últimos sete anos. Enquanto em 2011 ocorreram 367 homicídios, em 2012 foram registrados 412. O número de mortes violentas aumenta para 450 quando somados aos 18 latrocínios (roubo seguido de morte) e 20 autos de resistência (morte em confronto com a polícia).

Apesar deste aumento, a cidade teve uma trégua de quatro meses consecutivos (julho a agosto) de redução de homicídios. O mês com maior número de mortes do ano foi fevereiro, quando houve a greve da Polícia Militar. E agosto foi o menos violento, com registro de 25 homicídios.

Dos 412 homicídios registrados, 127 foram praticados por homens usando motocicleta – em 2011 foram 90. Também cresceu o número de autos de resistência registrado na cidade. Enquanto 13 pessoas morreram em confronto com a polícia em 2011, vinte morreram em 2012. Em relação o número de latrocínio, a diferença foi de um caso: 18 pessoas foram mortas durante assaltos na cidade em 2012, enquanto 17 morreram na mesma situação no ano anterior. Estes números foram levantados pelo repórter do setor policial do programa Acorda Cidade, Aldo Matos.

Mulheres mortas

Ainda de acordo com o levantamento, houve uma queda no número de mulheres mortas em 2012, em relação ao mesmo período no ano anterior.  Em 2011, 29 mulheres foram mortas e em 2012 foram 19. Destas, 13 foram mortas a facadas, 4 a tiros, 1 a pedradas e 1 por espancamento. 371 homens foram mortos a tiros na cidade, em 2012, e 13 a facadas.  Em 2011, 294 homens foram assassinados a tiros e 17 a facadas.

Bairros

A polícia afirma que a maioria dos crimes está relacionada ao tráfico de drogas, especialmente aos crimes denominados personalísticos, no qual “a pessoa está marcada para morrer”, conforme explica o coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste). Por conta do índice elevado de assassinatos, Feira foi a primeira cidade do interior da Bahia a ser contemplada com um Base Comunitária de Segurança, do projeto Pacto pela vida, do Governo do Estado. O conjunto George Américo foi escolhido para sedia a primeira BCS por ser um dos bairros com maior número de ocorrência.

Após a base, inaugurada no final de setembro de 2012, houve uma redução de crimes e neste ano o bairro ficou em 4º lugar entre os locais mais violentos da cidade.

O bairro Mangabeira liderou no número de assassinatos este ano com 21 homicídios, seguido dos bairros Rua Nova e Conceição. Veja abaixo a relação com os demais bairros e respectivos números de homicídios:
 

Jovens mortos

A maioria das vítimas de homicídios registrados em Feira de Santana tem menos de 25 anos de idade. em 2012, foram mortos 41 menores de 18 anos (Em 2011, foram 47). O índice posiciona Feira de Santana entre uma das cidades mais violentas para jovens do Brasil. A Princesa do Sertão é a 2 ª cidade com maior taxa de homicídios de jovens da Bahia e a 6ª no país, de acordo com o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA).

 

Dezembro
 
Em dezembro de 2012 foram registrados 29 homicídios.De acordo com o levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, no mesmo período no ano anterior ocorreram 21 assassinatos. Dentre as pessoas mortas em dezembro de 2012, 28 eram do sexo masculino e foram mortas a tiros. Um deles era menor de 18 anos.  No mesmo mês, uma mulher foi morta a pedradas
 
Os bairros que mais registraram homicídios em Dezembro foram:
 
George Américo:  4 homicídiosApós passar mais de 60 dias sem ocorrências de assassinatos, depois da implantação da Base Comunitária de Segurança, o bairro voltou a registrar homicídios e liderou o número de mortes entre os bairros onde houve mortes violentas
 
Tomba3 homicídios
 
Cidade Nova, Aviário e Mangabeira – 2 homicídios em casa bairro
 
Gabriela, Viveiros, Calumbi, Centro, Jardim Acácia, Queimadinha, Santo Antonio Dos Prazeres, Rua Nova, Pilão, Baraúnas, Parque Ipê  – 1 crime cada bairro.
 
Distritos Governador João Durval e Humildes –  1 crime cada distrito
 
Distrito Maria Quitéria – 2 crimes.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade