Mundo

Vírus ebola pode se espalhar pelo ar caso sofra mutação, diz ONU

Anthony Banbury, chefe da missão da ONU para a doença, afirma que se o surto não for controlado com rapidez, poderá acontecer a mutação

Acorda Cidade

Se a epidemia do ebola já é um pesadelo, imagine se o vírus sofrer uma mutação e se espalhar pelo ar. Esta é a declaração do chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) para a doença, Anthony Banbury, que afirma que se o surto não for controlado com rapidez, poderá acontecer a mutação.

De acordo com informações do Correio, caso sofra uma mutação, a transmissão pode acontecer por vias respiratórias, o que causaria mais facilmente uma epidemia global, por ser mais difícil conter um vírus que se espalha pelo ar.

Segundo Anthony, quanto mais tempo o vírus permanecer hospedado em humanos, maiores as chances de mutação. O ebola, até então, é transmitido pelo contato direto com sangue ou fluidos corporais dos infectados, incluindo dos mortos.

O ebola é uma doença viral que causa febre hemorrágica e tem uma alta taxa de mortalidade. Na atual epidemia, a mais grave de todas as que já aconteceram, pelo menos 3.330 pessoas já morreram na África Ocidental, se espalhando pela Libéria, Serra Leoa, Nigéria e, agora, chegou aos Estados Unidos.