Mundo

Serra Leoa determina que população não saia de casa para conter ebola

De 18 a 21 de setembro, toda a população da Serra Leoa terá de permanecer em casa, informou o governo do país

Serra Leoa determina que população não saia de casa para conter ebola Serra Leoa determina que população não saia de casa para conter ebola Serra Leoa determina que população não saia de casa para conter ebola Serra Leoa determina que população não saia de casa para conter ebola

Acorda Cidade

Agência Brasil – Serra Leoa impôs um confinamento de quatro dias à população em todo o país como forma de tentar conter a propagação do vírus do ebola. De 18 a 21 de setembro, toda a população da Serra Leoa terá de permanecer em casa, informou o governo do país.

A medida tem como objetivo permitir que os profissionais de saúde identifiquem e isolem novos casos de ebola, para evitar que a doença se espalhe ainda mais, disse Ibrahim Ben Kargbo, um assessor do governo.

"A abordagem agressiva é necessária para lidar com a propagação do ebola de uma vez por todas", afirmou.

Até agora, cerca de 3,5 mil pessoas na Guiné, em Serra Leoa, na Libéria, no Senegal e na Nigéria foram infectada e mais de 2 mil mortes foram registradas. Até sexta-feira, só Serra Leoa tinha registrado 491 mortes.

A infecção pelo vírus do ebola se dá pelo contato direto com fluidos corporais dos doentes, tais como sangue, urina, fezes ou sêmen. O vírus provoca uma febre hemorrágica, com sintomas que incluem febre elevada de início, mal-estar geral, dores (cabeça, garganta, peito, abdominal, muscular), manchas na pele, náuseas, vômitos, diarreia e hemorragias.