Mundo

Placas de veículos do Mercosul serão unificadas

Os principais argumentos para a unificação são a segurança e a facilitação do deslocamentos entre fronteiras

Placas de veículos do Mercosul serão unificadas Placas de veículos do Mercosul serão unificadas Placas de veículos do Mercosul serão unificadas Placas de veículos do Mercosul serão unificadas

Acorda Cidade

A proposta de um modelo de placa de carro único para todas as nações integrantes do Mercosul ganhou um avanço significativo, após a sexta reunião realizada com representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Um modelo de placa mais largo que o atual e com mais letras para aumentar a variedade de combinações está sendo testado, mas ainda não há um padrão definido e nem decisão sobre se haverá variações entre cada um deles.

Na lateral esquerda, localiza-se a bandeira do país, seguida logo abaixo pela sigla correspondente à cidade (e não mais por extenso como atualmente) e ao estado, da esquerda para a direita, nessa ordem, além da sigla do país. As cores poderiam variar para se assemelhar aos padrões atuais de cada um dos países.

A ideia é seguir o projeto europeu, que se tornou realidade após intensas negociações entre os países da União Europeia. Os principais argumentos para a unificação são a segurança e a facilitação do deslocamentos entre fronteiras. O projeto de unificação foi anunciado primeiramente há dois anos. Na ocasião, a adoção do padrão estava estipulada para começar em 2016.

Hoje, caminhões e ônibus (que transportam tanto carga quanto passageiros) estão habilitados a trafegar regularmente entre os países do Mercosul o fazem através do Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV), um documento que atesta o cumprimento das condições de segurança estabelecida pelos países para que trafeguem na região. Por isso, a prioridade de mudança de placa para a unificação será para este tipo de transporte. Na categoria veículos de passeio, a migração começa em 2018. As informações são do Correio.