Acorda Cidade
Os 12 meninos e o treinador resgatados dentro de uma caverna na Tailândia deverão ter alta do hospital em Chiang Rai na próxima quinta-feira (19). A previsão é do ministro da Saúde Piyasakol Sakolsatayadorn e foi divulgada pela agência de notícias Reuters.
O resgate foi concluído na noite da última terça-feira (10), hora local, depois de muito trabalho, planejamento, apreensão e tensão. Tudo foi acompanhado de perto mundo afora.Desde que foram removidos do local, os meninos e o treinador estão no hospital em recuperação física e emocional.
Um vídeo transmitido em uma coletiva de imprensa neste sábado (14) indica que todos estão bem. Eles aproveitaram a oportunidade para agradecer seus salvadores."Estou bem de saúde agora", disse Nick, de 14 anos. "Obrigado por me salvar."
O grupo composto por 12 garotos, com idades entre 11 e 16 anos, e seu treinador, de 25, planejava explorar a caverna após um treino de futebol no dia 23 de junho. Mas uma chuva forte inundou as passagens e túneis e prendeu todos lá dentro. Dois mergulhadores britânicos encontraram o grupo no dia 2 de julho a aproximadamente 4 quilômetros da entrada da caverna.
Depois de localizar o grupo, o problema passou a ser a forma como as vítimas seriam resgatadas, já que, para sair da caverna, as vítimas teriam que mergulhar em águas lamacentas e passar por túneis muito estreitos. Todas as 13 vítimas foram trazidas para fora da caverna depois de um trabalho delicado e arriscado realizado ao longo de 3 dias.
Fonte: G1