Direto do Vaticano, o frei Jorge Rocha, superintendente das rádios Princesa FM e Sociedade News FM, em Feira de Santana, participou ao vivo do Programa Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (23), trazendo detalhes e impressões emocionadas do funeral do Papa Francisco. O religioso está em Roma acompanhando de perto o adeus ao pontífice, que faleceu na última segunda-feira, dia 21 de abril.
“Eu estou aqui na fila, tentando entrar na Basílica de São Pedro. Uma fila enorme, com gente de todo o mundo. São muitas línguas, muita diversidade, mas um único sentimento: gratidão pelo ministério e pelo magistério do Papa Francisco”, disse frei Jorge, descrevendo o clima de comoção e unidade entre os presentes.
O frei relatou ainda o impacto universal de Francisco, destacando o testemunho de uma mulher não católica que viajou até o Vaticano para prestar sua homenagem. “Ela me disse: ‘Frei, não sou católica, mas admiro muito o Papa Francisco. Ele me aproximou de Deus de um modo diferente’. Achei isso muito bonito. A semente está plantada”, comentou.
Em meio ao forte calor romano, frei Jorge descreveu a organização na Praça São Pedro, tomada por fiéis, com estruturas montadas para orientar o acesso ao local do velório. “A multidão está dobrando. Foi feita uma arquitetura em que o meio da praça fica vazio, e as filas se formam pelas laterais, direcionando os fiéis para um pórtico de entrada. Lá dentro, está o corpo do Papa Francisco, diante do túmulo de São Pedro, um símbolo da continuidade apostólica da Igreja.”
Durante a entrevista ao Programa Acorda Cidade, frei Jorge confirmou que o acesso ao público já estava liberado, embora não soubesse quanto tempo levaria até chegar à Basílica. “Eu cheguei muito cedo para estar entre os primeiros. Quero levar essa informação aos ouvintes da nossa rede. Inclusive, pedi para prepararem uma edição extraordinária na nossa rádio para anunciar o novo papa, assim que for escolhido.”
Sobre o uso do tradicional caixão com forro vermelho, frei Jorge explicou seu simbolismo: “Representa a entrega, o martírio, a doação total pela causa do Evangelho. O Papa Francisco também está com um terço na mão, em sinal de sua devoção à Nossa Senhora. Como costumamos dizer, não somos apenas devotos, somos filhos de Nossa Senhora.”
O frei concluiu sua participação destacando a importância histórica do momento. “Minha agenda era outra, estaria hoje em Assis. Mas estou aqui, vivendo esse momento que jamais imaginei. Só saio do Vaticano quando soubermos o nome do novo papa”, concluiu.
Leia também:
Saiba quem são os sete cardeais brasileiros aptos a eleger o novo papa
Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Vereadores homenageiam o Papa Francisco com minuto de silêncio em sessão da Câmara
Lula celebra Francisco como o papa da esperança, da alegria e da paz
Vaticano anuncia que funeral do papa Francisco será realizado no sábado (26)
Missa em sufrágio da alma do papa Francisco reúne centenas de católicos na igreja Matriz
“Papa Francisco é exemplo de comunhão e fraternidade”, diz Padre Gerson
Vaticano confirma morte do papa por AVC e colapso cardiovascular
Dom Zanoni Castro destaca legado do Papa Francisco: “Propôs um mundo de paz”
Arcebispo de Salvador está entre cardeais brasileiros que devem escolher novo papa
Prefeito José Ronaldo lamenta morte do Papa Francisco e destaca legado de fé, justiça e humanidade
Autoridades lamentam morte do Papa Francisco
“Pedido de paz é maior legado deixado pelo Papa Francisco”, avalia Dom Murilo
Em nota de pesar, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana relembra encontro com Papa Francisco
Morre papa Francisco aos 88 anos de idade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.