Micareta

Trio é notificado por fazer lançamento de serpentina no circuito da Micareta; órgãos de segurança fazem avaliação da festa

O major Jadson, do Corpo de Bombeiros, falou sobre algumas situações de risco atendidas pelo órgão.

Micareta de Feira 2025 - Cláudia Leitte - ft Kaio Vinícius acorda cidade7
Foto: Kaio Vinícius/Acorda Cidade

A segunda noite de Micareta de Feira de Santana, mais uma vez, foi marcada pela tranquilidade, segundo avaliação das forças de segurança que estão trabalhando na festa. Eles realizaram uma reunião de balanço na manhã deste sábado (3). O major Jadson, do Corpo de Bombeiros, falou ao Acorda Cidade sobre algumas situações de risco atendidas pelo órgão.

“Teve um trio elétrico que fez o lançamento de serpentinas, o que traz risco para a fiação elétrica, já que mesmo a serpentina sendo de papel, pode causar um peso excessivo e fazer com que um fio se ligue a outro e causar um curto-circuito, o que pode trazer consequências negativas tanto para a festa como também para as unidades de emergência”, alertou.

Segundo ele, o trio que faz uso das serpentinas foi do cantor Tayrone. O trio foi notificado pelo Corpo de Bombeiros, que segue trabalhando na fiscalização e vistoria permanente durante a festa.

major Jadson
Major Jadson do Corpo de Bombeiros | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Também encontramos um vendedor com um botijão de gás de 13 quilos, o que não é permitido, e nós retiramos esse botijão do circuito para evitar o risco à segurança do folião”, afirmou.

O major informou ainda que o Corpo de Bombeiros atendeu algumas vítimas de queda, especialmente por conta da chuva, além de fazer atendimentos costumeiros nesse tipo de festa, que são pessoas que se excedem na bebida alcoólica.

Fiscalização do Ministério Público

O Ministério Público também segue atuante na Micareta de Feira de Santana. O promotor Audo Rodrigues destacou a participação do folião na festa, mesmo com a chuva intensa na noite de sexta e madrugada de sábado.

promotor audo rodrigues balanço micareta
Promotor Audo Rodrigues | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A chuva não atrapalhou muito o folião, apesar de uma quantidade menor de foliões no segundo dia da Micareta, em comparação ao primeiro dia, tivemos uma expressiva quantidade de aproximadamente 120 mil pessoas na rua. Os números vêm numa convergência de diminuição nos atendimentos da saúde pública e isso reforça o compromisso das autoridades envolvidas, principalmente na saúde e segurança pública”, destacou Audo ao Acorda Cidade.

Ele também falou sobre algumas situações flagradas pelo MP no circuito da festa e que foram notificadas.

“Durante uma visitação na central de flagrantes para tratar de outro assunto, acabamos por constatar um grave erro em se permitir a saída dos blocos afros na lateral da Jacuípe veículos. Ali é o local onde é rota de acesso e de fuga de veículos de emergência, como bombeiros, ambulâncias e autoridades como a Polícia Civil. Então haviam bloqueado a pista, mas o município foi acionado e procurou o meio necessário para resolver o problema. Também teve um gerador de energia colocado no meio da festa, sem nenhuma proteção, e precisou de uma recomendação do Ministério Público para que fosse removido”.

Redução na criminalidade

delegado Yves balanço micareta
Delegado Yves Correia | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O coordenador da Polícia Civil do Interior (1ª Coorpin), delegado Yves Correia, destacou a redução da criminalidade nos primeiros dias de festa. “Tivemos redução significativa nos números de criminalidade, diminuição nos crimes contra o patrimônio e é importante continuar mantendo esse foco para que os próximos dias sejam de tranquilidade em Feira de Santana. Estamos atuando com todas as equipes, teve uma situação de possível tentativa de estupro, mas o homem foi alcançado, autuado e estamos trabalhando integrados com toda rede de proteção às mulheres”, frisou.

apreensões micareta
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo ele, diversos materiais foram apreendidos durante fiscalizações na festa. “Tesoura, estiletes, canivetes, tivemos dois mandados de prisão de indivíduos com tornozeleira eletrônica em que resultou em apreensão de munições e drogas”, disse.

Sem ocorrências relevantes na cidade

Além do circuito da festa, o tenente-coronel Müller, comandante do CPRL, destaca que Feira de Santana está coberta pelo policiamento e que não há registros de ocorrências relevantes durante esses dois primeiros dias de Micareta.

tenente coronel muller balanço micareta
Tenente-coronel Muller | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Estamos com o policiamento reforçado em toda a cidade. Na festa, o público que tem frequentado tem se mostrado um povo ordeiro, que vem para a festa em paz. Por conta da intensidade da chuva, o povo que veio para a festa nos surpreendeu e quero acreditar que a segurança na festa tem sido um atrativo também para encorajar o público a vir para a rua. Mesmo com um número maior de pessoas nas ruas, tem reduzido o número de ocorrências”, destacou.

Leia também:

Mesmo com chuva, 120 mil pessoas compareceram à Micareta de Feira 2025 no segundo dia de festa

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.