Rachel Pinto
Com objetivo de oferecer ações de apoio jurídico e orientações para o combate ao racismo e a intolerância religiosa está instalado no circuito Maneca Ferreira da Micareta de Feira de Santana o Observatório da Discriminação Racial. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) também integra o Observatório através da Comissão Especial de Combate à Discrimininação Racial.
De acordo com Lourdes Santana, representante do Conselho de Igualdade Racial, o observatório vai verificar se estão acontecendo situações que envolvem racismo nos blocos e no circuito da festa em geral. Ela informou que o centro estará aberto para receber denúncias e estas serão encaminhadas através do conselho para o Ministério Público.
Além disso, o conselho vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai atuar também no apoio aos idosos, cadeirantes e qualquer forma de discriminação que possa acontecer durante a micareta.
Lourdes destacou ainda que Feira de Santana é quinta a cidade mais racista do Brasil e que é necessário uma promotoria e uma defensoria pública que trabalhe questões de igualdade racial.
“Tem um racismo muito grande no nosso país. Feira de Santana é a quinta cidade mais racista do Brasil e nós precisamos de muito ainda. Ter um promotor público e um defensor público que trabalhem com a igualdade racial. Às vezes, até na delegacia, muitos profissionais não tem o entendimento sobreo assunto e faltam providências das autoridades para muitas situações. No circuito da Micareta estamos atuando para atender as denúncias e fiscalizar as questões raciais. Além disso, temos o Disk 100 e também do telefone 156 para atender as chamadas”, afirmou.
Serviço
Onde: Posto de Atendimento instalado no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – ao lado da DIREC – Av. Presidente Dutra, circuito Maneca Ferreira.
Quinta (28), sexta (29) e sábado (30), das 18 às 22hs // Domingo (1º), das 14h às 18hs.
Telefone de atendimento: 0800 284 0011 (Ouvidoria Geral do Estado – OGE) e Ligue 156 (Prefeitura Municipal de Feira de Santana).
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.