O secretário estadual de Cultura Bruno Monteiro, está acompanhando a Micareta de Feira de Santana e conversou, em entrevista ao Acorda Cidade, sobre os investimentos do Governo do Estado na festa. Ele destacou a diversidade da cultura em Feira de Santana e afirmou que os investimentos foram destinados pensando nessa pluralidade.
“Feira tem uma diversidade grande, é uma cidade com uma tradição dos blocos afros, do samba, do rock. Estamos no ano em que se comemora os 40 anos de axé. Aqui é a cidade de Luiz Caldas, que é o pioneiro do movimento, mas como é lindo ver Rachel Reis e BaianaSystem, que são da cidade e que ganham o Brasil e o mundo. Então essa festa é para ser democrática, para atender a todos os públicos, a todo os gostos. É um momento em que a democracia cultural reina”, destacou.
Palco Bel da Bonita atende artistas locais
O secretário também destacou a importância dos espaços para os artistas da terra. Ele falou sobre o palco Bel da Bonita, uma novidade este ano, que tem o objetivo de atender os artistas de Feira de Santana.
“O palco Bel da Bonita é um espaço para atender artistas feirenses que ainda não tinham sido comtemplados na programação da micareta. Desde 2023 que o governo tem o compromisso de sempre ouvir os artistas da terra. Esse tem que ser um momento de valorização de quem produz a cultura na cidade durante o ano todo”, afirmou.
Ouro Negro
Uma das maiores políticas de Estado voltadas à valorização e preservação dos blocos afros, de samba, afoxés e blocos indígenas, o programa Ouro Negro investiu 15 milhões de reais na Micareta de Feira, o que, segundo o secretário, é um investimento recorde.
“O Ouro Negro garantiu a participação de 14 entidades afros na micareta e isso é muito importante, pois é nossa cultura identitária. A gente sabe que não haveria axé se não tivesse os blocos afros e o Ouro Negro é para valorizar essa tradição, pois uma festa como a micareta é grandiosa porque ela é diversa”, afirmou.
Confira a entrevista completa
Leia também: Palco Bel da Bonita terá quatro dias de shows gratuitos com artistas locais na Micareta de Feira 2025
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.