Micareta

Para preservar boa saúde auditiva, folião deve manter distância segura dos trios

É inadequada à saúde a exposição ao som alto durante os quatro dias da festa.

Para preservar boa saúde auditiva, folião deve manter distância segura dos trios Para preservar boa saúde auditiva, folião deve manter distância segura dos trios Para preservar boa saúde auditiva, folião deve manter distância segura dos trios Para preservar boa saúde auditiva, folião deve manter distância segura dos trios

Acorda Cidade

Para não enfrentar problemas auditivos no futuro, o ideal é que o folião mantenha uma distância segura dos trios elétricos. Coisa de dez, vinte metros. É inadequada à saúde a exposição ao som alto durante os quatro dias da festa.

Esta distância não torna o som emitido pelos trios inaudível aos ouvidos dos foliões. A Micareta de Feira de Santana acontece de 25 a 28 deste mês, com diversas atrações locais e nacionais contratadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho. Orienta-se ao folião a não ficar parado apenas em um ponto. Deve variar.

“Pesquisas feitas por especialistas mostram que 22% dos jovens que saem à procura do primeiro emprego apresentam problemas auditivos. Por isso são barrados na tentativa”, afirmou Sérgio Aras, da Secretaria de Meio Ambiente.

Ele salienta que mesmo com a qualidade do som hoje emitida pelos trios, que tiraram mais o agudo e acentuaram o grave nas apresentações, que torna o som mais agradável aos ouvidos, os foliões devem evitar aproximações. "Não é nada bom permanecer ao lado dos trios".

Os foliões devem adotar medidas preventivas para evitar a surdez induzida por ruídos. “Todos devem estar conscientes de que eles são foliões entre a quinta-feira e a madrugada de domingo. A partir da segunda-feira todos são trabalhadores”.

Ele ainda salientou que não se reverte a perda auditiva, daí a necessidade de que seja mantida a saúde em bom estado. “Além do problema grave, eles podem perder oportunidades de emprego”.

Confira a programação da Micareta 2019