Polícia

Micareta de Feira de Santana atrai quase 1 milhão de pessoas em quatro dias de festa

No total, 920 mil pessoas foram identificadas pela ferramenta de contagem de público e reconhecimento facial.

Forças policiais / polícia civil / policia militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Micareta de Feira de Santana, somente nos quatro dias oficiais de festa, atraiu aproximadamente um milhão de pessoas ao Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra.

O evento, que contou com apresentações de grandes nomes como Bell Marques, Léo Santana, Tony Salles, Tomate, Claudia Leite, teve números expressivos tanto de público quanto de segurança, sendo encerrado na manhã desta segunda-feira (5), com o tradicional arrastão trazendo nomes como Thiago Aquino e Timbalada.

Yves-Correia-Foto-Ed-Santos-Acorda-Cidade
Coordenador da 1ª Coorpin, Yves Correia | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o coordenador da Polícia Civil do Interior (1ª Coorpin), Yves Correia, a avaliação foi extremamente positiva. “Toda a parte da criminalidade diminuiu, os índices baixaram significativamente. A integração dos órgãos da Prefeitura, do Governo do Estado, e das forças policiais foi fundamental para garantir a tranquilidade da festa. A Micareta é um evento que movimenta a economia, atrai turistas e fortalece o nome de Feira de Santana”, destacou o delegado ao Acorda Cidade.

Cerca de mais de 2 mil policiais civis estiveram empenhados na operação de segurança durante o período, com participação ativa de diversos departamentos especializados, a Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sertão) e operações prévias que contribuíram para coibir a entrada de drogas e evitar crimes na cidade.

“Fiquei feliz com toda integração entre os órgãos, todos irmanados para trazer o melhor para Feira. A presença mais discreta da polícia durante a festa é sinal de que tudo estava em paz e funcionando bem.”

Tenente-coronel-Muller-Foto-Ed-Santos-Acorda-Cidade
Tenente-coronel Muller, comandante do CPRL | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Já o tenente-coronel Muller, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), comemorou os resultados da atuação integrada das forças de segurança.

Segurança e tranquilidade na Micareta

“Não tivemos nenhuma ocorrência grave no circuito da Micareta, apesar do alto número de pessoas, nem nos eventos que antecederam a festa. O que nos chamou atenção foi a presença maciça das famílias. Ver crianças, idosos, pais e mães curtindo o circuito foi emocionante. A Presidente Dutra virou a avenida da alegria”, celebrou.

Os números por dia reforçam o sucesso do evento, aproximadamente 350 mil pessoas no primeiro dia, 120 mil no segundo (marcado por fortes chuvas), mais de 180 mil no terceiro, e 260 mil no último dia, totalizando 920 mil pessoas identificadas pela ferramenta de contagem de público e reconhecimento facial. Tudo isso sem contabilizar os eventos nos distritos e nas praças durante o pré-Micareta, que também atraíram grande público.

Tenente-coronel Muller, comandante do CPRL à esquerda e o subcomandante interino do CPRL Major Cledson
Tenente-coronel Muller, comandante do CPRL à esquerda e o subcomandante interino do CPRL Major Cledson à direita | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O comandante destacou ainda o uso intensivo de tecnologia e o reforço nos portais de abordagem, que impediram a entrada de quase mil objetos com potencial para causar lesões.

“Esses cuidados fizeram toda a diferença. A sensação de segurança foi essencial para que o público se sentisse encorajado a vir. O somatório dos esforços foram essenciais, a infraestrutura oferecida, o suporte à saúde oferecida pelo governo do estado e pela prefeitura de Feira de Santana e notadamente Segurança Público, tivemos vários autores, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros tudo isso serve de incremento para as forças de segurança dando a sensação de segurança”, pontuou.

Além disso, segundo o comandante do CPRL informou que foram quase mil objetos retidos nos portais de abordagem.

“Esses objetos tinham potencial para causar lesão a alguma pessoa dentro do circuito e não entrando não houve lesão. Agora pela manhã já discutimos com o major Cardoso, nosso oficial de planejamento, ano que vem teremos portais de abordagem nos dois lados da João Durval.

Para o tenente-coronel Muller, a Micareta 2025 já começa a ser pensada com base na evolução tecnológica e na busca por ainda mais inovação na segurança pública e logística do evento.

“O que vimos aqui foi a força da cultura, da música, da convivência pacífica. Feira de Santana mostrou que está preparada para sediar grandes eventos e dar exemplo para o Brasil”, frisou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.