Feira de Santana

Governador entrega kits de reciclagem para trabalhadores que vão atuar na Micareta 2025

A expectativa é de que sejam coletadas 20 toneladas de materiais recicláveis.

Governador entrega kits de reciclagem para trabalhadores que vão atuar na Micareta 2025
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O governador Jerônimo Rodrigues entregou na noite de quarta-feira (30), os kits de reciclagem para trabalhadores que vão atuar na Micareta de Feira de Santana. A entrega de 130 kits com fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como botas e luvas, aconteceu no Centro Cultural Amélio Amorim.

“Enquanto os foliões brincam nas ruas e aproveitam a festa, os catadores e catadoras estão suando, carregando o peso, catando e selecionando os materiais recicláveis descartados. São pessoas que estão preocupadas com a renda da sua família e vêm aqui nessas centrais entregar esse material e fazer um serviço muito coerente com o meio ambiente. Nada mais justo do que oferecermos também para eles, um ambiente acolhedor, em que eles possam se alimentar e tomar um banho”, afirmou o governador.

Nos quatro dias de folia, o projeto EcoFolia Solidária articulado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai atender também cooperados e autônomos, visando a inclusão social e a gestão sustentável dos resíduos, minimizando o impacto ambiental, além da geração de renda e melhoria das condições de trabalho. A expectativa é de que sejam coletadas 20 toneladas de materiais recicláveis.

O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, explicou ao Acorda Cidade que os pagamentos aos trabalhadores são realizados na hora da venda. “Cada venda, cada entrega de material, fazemos o pagamento na hora. Temos parcerias com cooperativas que fazem a gestão desse centro de coleta. Essa é uma atividade de sustentabilidade ambiental que gera renda para essas famílias. Nosso governo tem tido a preocupação de acolher esses trabalhadores e fortalecer a renda”. 

A catadora Bruna Gonçalves vai trabalhar na Micareta pelo segundo ano como catadora de material reciclável. Ela comemorou a iniciativa do projeto e a entrega dos kits de reciclagem. “Saber que esse é um trabalho digno, que eu gosto muito de fazer. Reciclar é contribuir para a limpeza da cidade. Trabalho o ano todo com isso há muito tempo e o projeto vem para beneficiar”, afirmou.

Jean Cardoso, presidente da Associação Regional de Trabalhadores e Trabalhadoras de Materiais Recicláveis de Feira de Santana e cidades vizinhas (Artemares), destacou que 150 catadores estão cadastrados nessa associação. “O projeto foi construído com a prefeitura e o governo do estado e com isso tivemos uma boa contribuição financeira para manter o projeto. Aqui vamos pegar alumínio, embalagem de gelo, caixas de cerveja, todos os plásticos da avenida”.

Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos, também participou da entrega dos kits. Ele afirmou ao Acorda Cidade que esse apoio é para um comércio justo e para que os trabalhadores não sejam explorados. “É um apoio para que o preço que eles recebem pelo pagamento do material seja correspondente e para que eles possam ter o material como bota, luva, para fazer o trabalho com segurança. Esse trabalho é muito importante para que essa festa aconteça com limpeza e organização”, declarou.

O projeto

O EcoFolia Solidária tem o envolvimento de outras secretarias: Secretaria do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Desenvolvimento Rural (SDR), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM), assim como das Voluntárias Sociais, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.