A partir de 2011

Feira vai ganhar oito escolas de samba na Micareta

De acordo com o presidente da Liesf, Nildo dos Santos, serão confeccionadas cerca de 150 fantasias para cada uma das oito escolas de samba.

Williany Brito
Oito escolas de samba, com 12 carros alegóricos e fantasias semelhantes às utilizadas no Carnaval do Rio de Janeiro . A partir da Micareta 2011, Feira de Santana vai ganhar desfile profissional de escolas de samba, que vai desfilar em um circuito exclusivo, ainda não definido pela organização. O projeto da Liga Independente das Escolas de Samba de Feira de Santana (Liesf) foi apresentado  nesta quarta-feira (1º), no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

De acordo com o presidente da Liesf, Nildo dos Santos, serão confeccionadas cerca de 150 fantasias para cada uma das oito escolas de samba. Com toda experiência adquiridas em 25 anos de trabalho em escolas de samba de São Paulo, ele se diz feliz em retornar a Feira de Santana, local onde morou até os 14 anos.

“Em 2005, surgiu a idéia de criar uma escola de samba em Feira. Foi feito toda uma pesquisa, onde formei uma equipe de trabalho para observar como era o carnaval aqui, como seria feito, se tinha futuro no nosso projeto. Acabamos percebendo tudo era positivo”, contou Nildo, um dos principais responsáveis pelo projeto.

Ele falou, também, sobre a importância do evento para a cidade. Para Nildo, há três pontos fortes nas escolas de samba: o social, o econômico e o cultural.

Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta, é impossível, no momento, a construção de um sambódromo, pois se trata de uma “estrutura grande e que requer muito tempo”. “Por enquanto está se configurando essa nova situação: de desfile, apresentações, desse cenário que está se proporcionando nesse mercado”, esclarece o Tarcízio.

Já é descartada a possibilidade dos desfiles das escolas de samba acontecerem no mesmo circuito onde da Micareta, na Avenida Presidente Dultra, já que os carros alegóricos, em média, têm 25 metros de altura. De acordo com Tarcízio, o lugar já está “sendo estudado. Essa idéia deve ser analisada com calma para que tenhamos sucesso”.

Na segunda-feira (6), será feito o lançamento do projeto com mostra dos protótipos (uma fantasia de cada escola) e dos carros alegóricos. (Com informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade)