Festas juninas
Dia Nacional do Quadrilheiro Junino é comemorado na avenida Getúlio Vargas
Para o quadrilheiro Marcos Brendel, a data é o momento oportuno para o reconhecimento da profissão de quadrilheiro.
Acorda Cidade
O Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, comemorado na quarta-feira (27), foi marcado por muita alegria, irreverência e colorido. Doze grupos da sede e distritos de Feira de Santana celebraram a data à noite, no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes, com diferentes passos e um grande público.
A animação ficou por conta das quadrilhas Oxente Gente (Jaguara), Forró da Alegria (Matinha), Arraiá da Mantiba (Mantiba), Arrasta Pé (Candeal II), Xodó das Meninas (Humildes) e Arraiá da Juventude (Maria Quitéria), ao som do trio de forró Surpresa do Nordeste.
Além disso, apresentaram-se Pituchinhos e Renovação do Forró (Queimadinha), Princesa do Sertão (Chácara São Cosme), Korró Korró (Paróquia Senhor dos Passos), Facho de Fogo (George Américo) e Forró Bodó (Humildes). A data foi criada pela Lei 12.390, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
Para o quadrilheiro Marcos Brendel, a data é o momento oportuno para o reconhecimento da profissão de quadrilheiro. “Essa é a oportunidade que temos de mostrar que as quadrilhas não representam apenas diversão, mas também muito trabalho durante todo o ano”, disse.
Integrante da quadrilha Korró Korró, Júlio Bastos considera a criação da data muito importante para os quadrilheiros. “É preciso mostrar que a cultura não morreu e está mais viva do que nunca. Ficamos satisfeitos em nos apresentar por mais um ano e mostrar um pouco do nosso trabalho”, ressalta.
A presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Feira de Santana e coordenadora do evento, Vilma Soares, disse que ficou muito feliz com a comemoração. “Mais de 500 pessoas acompanharam as apresentações. Cada grupo tinha mais de 20 participantes. Foi uma noite linda”, conta. (Secom)
Assuntos