O Corpo de Bombeiros Militares de Feira de Santana encerrou a Operação Micareta 2025 com um balanço que revela aumento no número de ocorrências atendidas em comparação ao ano anterior. Ao todo, foram 127 registros durante os dias de festa, frente aos 90 casos registrados em 2024.
Apesar do crescimento nas demandas, o comandante da unidade, tenente-coronel Adriano Bertolino, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares destacou o empenho da corporação e o sucesso das ações de prevenção.
“Finalizada a operação, apresentamos um balanço das ocorrências da Micareta de Feira em 2025, atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Em 2025, a corporação marcou presença com muito trabalho, dedicação e, é claro, prevenção, que é a palavra de ordem”, afirmou o comandante.
Entre os principais casos atendidos este ano, destacam-se:
- 40 episódios de desmaio, tontura ou mal súbito (27 em 2024);
- 34 casos de intoxicação por álcool, drogas ou envenenamento (25 em 2024) e
- 46 atendimentos diversos de primeiros socorros (38 em 2024).
Em 2025, também foram registrados quatro vazamentos de GLP, o gás de cozinha, com princípio de incêndio, além de dois acidentes de trânsito — ocorrências que não foram registradas no ano anterior.
De acordo com o comandante, esse aumento está relacionado ao crescimento da festa e à ampliação da atuação da corporação.
“Esse aumento nos números tem relação direta com a expansão da área de cobertura dos bombeiros no circuito e o crescimento da própria festa, que atraiu ainda mais foliões este ano”, disse.
O tenente-coronel também ressaltou ao Acorda Cidade que as medidas preventivas realizadas durante a Micareta, como a distribuição de pulseiras de identificação para crianças, orientações ao público e a presença constante dos bombeiros nos circuitos da folia. “Estivemos sempre prontos no circuito para agir com rapidez e eficiência”.
Ainda segundo o comandante, foram realizadas 283 vistorias e fiscalizações antes e durante a festa, garantindo a segurança das estruturas e estabelecimentos envolvidos no evento.
“Concluída a Operação Micareta 2025, já iniciamos o planejamento para o evento em 2026, analisando os pontos positivos e aqueles que precisam ser revistos. Desse modo, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia reafirma seu compromisso com a proteção da vida, garantindo que a Micareta continue sendo uma festa de alegria e segurança para todo mundo”, frisou.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.