Na véspera da pré-abertura oficial da Micareta de Feira de Santana, alguns ambulantes passaram a noite na Praça Padre Ovídio, no centro da cidade, para garantir um bom local de venda durante a apresentação musical de Rachel Reis e BaianaSystem. A movimentação já começou nesta quarta-feira (30), com estrutura de palco pronta e expectativa para a apresentação dos artistas.
Sérgio Marcos, morador do Conjunto Feira X e ambulante há 14 anos, foi um dos que dormiram na praça. Segundo ele, as mulheres do grupo ficaram com a prioridade para o descanso, enquanto os homens passaram a noite em vigília, cuidando da mercadoria e garantindo a segurança do local.
“Não consegui dormir, mas a gente já está acostumado. A vida do ambulante é cansativa, mas se a gente quer alguma coisa, tem que lutar”, afirmou Sérgio.
Trabalhando com bebidas como cerveja e o tradicional “capeta”, Sérgio diz que o esforço pode valer a pena, dependendo do público e do clima. “Às vezes compensa financeiramente, às vezes não. Tudo depende do movimento e do tempo”, explicou.
Sobre os desafios da profissão, ele destaca a burocracia e o cansaço físico. “Tem que pagar licença, ficar sem dormir e ainda lidar com certas humilhações. Mas a gente segue firme, com fé de que tudo vai dar certo.”
A mesma situação foi registrada pelo Acorda Cidade na Avenida Presidente Dutra, que logo mais se tornará o Circuito Maneca Ferreira.
Diversos ambulantes já passaram a noite, como forma de garantir espaço na avenida, na espera da abertura oficial da festa, que acontece nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A festa segue com programação intensa até a próxima segunda-feira (5), com o arrastão das bandas Timbalada e Thiago Aquino.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.