Daniela Cardoso e Ney Silva 

A extinção da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) não vai prejudicar os trabalhadores que estão próximos de se aposentar. A informação já anunciada pelo governador Rui Costa, foi confirmada pelo deputado José Neto. Segundo ele, apenas os trabalhadores já aposentados e os que eram comissionados serão demitidos.

“Os aposentados vão ter a aposentadoria garantida e o governo tem interesse de, pelo menos, os que estão na ativa e estão dispostos a continuar trabalhado na área, vão ter na Bahia uma estrutura montada, que é ocupada pela antiga EBDA e também teremos contratações de outras estruturas que vão ajudar nos programas específicos que serão introduzidos em toda a Bahia. Então estamos em um processo, que gera alguma turbulência, mas estamos tendo outras estruturas e algumas pessoas serão integradas”, afirmou.

O deputado disse também que os trabalhadores rurais não serão prejudicados com a extinção da EBDA. Segundo ele, alguns serviços que eram prestados pela empresa serão mantidos.

“Estamos fazendo, inclusive, entrega de sementes. A partir de agora vamos ter mais diálogo com o município, especialmente com Feira de Santana, um município que tem muitas pessoas na área rural. Nosso caminho é de avaliação com o que vivemos durante seis anos e tenho certeza que vamos fazer muito melhor”, disse, acrescentando que o atendimento rural foi ampliado com a criação de uma nova secretaria.

“Hoje temos uma secretaria de Agricultura e uma secretaria de Desenvolvimento Rural. Temos duas estruturas para dar mais foco e qualificar mais o atendimento ao homem do campo”, destacou.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade