Ed Santos


Chuvas atingiram importantes regiões de Feira de Santana no sábado (19) e nas primeiras horas do domingo. Segundo Conceição Borges diretora do sindicato dos Produtores Rurais, os volumes registrados são suficientes para começar o plantio.


“É o suficiente para começar. Nesse período é necessário chover para molhar bem a terra, mas tem que continuar chovendo”, disse.


Embora a sindicalista e agricultora tenha relatado de que alguns poucos produtores estão se arriscando a plantar, mesmo sem previsões de novas chuvas, a grande maioria deve semear quando tiver um maior volume.


Ela explica que para garantir a safra é necessário chover nos próximos 70 dias para garantir o plantio e colheita.


“Neste período pode se plantar de imediato o feijão, milho e mandioca e se der continuidade poderemos plantar o amendoim e batata”, contou Conceição.


A última plantação aconteceu em maio do ano passado, em novembro as chuvas que caíram não foram suficientes para o plantio.


“A situação no campo ainda é complicada devido a seca. O agricultor perdeu toda safra além de pequenos animais devido a falta do verde gerando a queda de produção. A ração ficou cara, com isso, perdemos cerca de 50% da produção”, finalizou a sindicalista.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade