Rachel Pinto

O painel histórico da Estação Rodoviária de Feira de Santana será restaurado e passará por uma vistoria ainda neste mês, segundo informou Gustavo Pluma, diretor da Sinart, empresa que administra o terminal rodoviário. O painel, feito pelo artista Lênio Braga em parceria com o ceramista Udo Knoff, está parcialmente danificado. Cerca de sete pedras de azulejo se soltaram da obra que foi inaugurada em 1967, retrata a cultura e o folclore sertanejo e é considerada patrimônio cultural e histórico de Feira de Santana.

“É de extrema importância esse painel para a cultura local, regional e para cultura como um todo. Ele retrata vários segmentos da cultura baiana e brasileira e nós reconhecemos seu valor. É um painel que a gente tem muito carinho e estamos tomando as devidas providências para a restauração. Nós esperávamos que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) nos desse apoio, no sentido de fazer a restauração, porém o IPAC sinalizou que infelizmente não está disponibilizando essas verbas por uma questão interna do governo. Estamos agora tomando outras providências no sentido de restaurar essas pedras”, disse.

Sobre a situação do painel e a sua restauração, Gustavo Pluma explicou que sempre dialogou e solicitou apoio a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer do Município e ao IPAC para tomar as devidas atitudes em relação a recuperação da obra. Está prevista para janeiro a visita da restauradora que já fez uma restauração no painel há alguns anos, Ana Maria Vilar e ela deverá fazer uma vistoria, para posteriormente apresentar um projeto de restauração. Após apresentação e aprovação do projeto pelo IPAC e o orçamento sendo aprovado pela Sinart o serviço será executado.

Fotos e informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.