Feira de Santana

Vigilância Sanitária interdita depósito de medicamentos em Feira de Santana

No estabelecimento foram encontradas notas fiscais de distribuidoras da cidade que também serão autuadas.

Andrea Trindade
 
O depósito de uma transportadora de medicamentos foi interditado pela Divisão de Vigilância Sanitária de Feira de Santana (Divisa), na manhã desta quinta-feira (31).  De acordo com a coordenadora da Divisa, Késsia Carneiro, o depósito fica no final da Rua Adenil Falcão, no bairro Brasília, e foi localizado após denúncias anônimas.

 
A equipe da Divisa chegou ao local por volta das 5h para verificar a denúncia de que a empresa era clandestina e encontrou milhares de medicamentos de uso comum e controlado em um ambiente insalubre, armazenados em caixas enfileiradas no chão.

A coordenadora informou que a transportadora não tem alvará sanitário e autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A distribuidora tem o alvará, mas a transportadora não tem.  A empresa distribui medicamento para várias cidades do interior da Bahia, inclusive Feira de Santana. Até o momento não nos foi apresentado um responsável técnico, ou seja, um farmacêutico. O depósito será interditado e o material será apreendido. As distribuidoras de Feira de Santana serão convocadas para descartar esses medicamentos e o responsável será encaminhado ao Complexo Policial”, disse.  


Késsia explicou que as transportadoras também precisam de um alvará sanitário e de uma autorização especial da Anvisa, além do Certificado de Licença de Veículo Transportador (CLV) para todos os carros. No estabelecimento foram encontradas notas fiscais de distribuidoras da cidade que também  serão autuadas.  
 
As distribuidoras
 
O presidente da Associação de Distribuidoras de Medicamentos do Estado da Bahia, Walter Feijo, disse ao Acorda Cidade que as distribuidoras não podem ser responsabilizadas, uma vez que o contrato foi feito na sede da empresa, em Salvador, que possui toda a documentação necessária para funcionar de maneira legalizada. 
 
Ele disse que o depósito em Feira de Santana serve apenas para descarregar os medicamentos de caminhões grandes para serem transferidos imediatamente para veículos menores, que por sua vez transportam os medicamentos para as distribuidoras.
 
Ainda de acordo com Walter, a transportadora precisa regularizar a situação do depósito em Feira de Santana, mas a transferência de medicamentos de um veículo para outro feito no local não causa nenhuma alteração na mercadoria, que inclusive está dentro do prazo de validade.
 
Com informações e fotos do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.