Fiscalização

Vigilância Sanitária fiscaliza água mineral em Feira de Sanana

Os consumidores devem estar atentos a algumas informações importantes na hora de comprar o garrafão de água mineral.

Acorda Cidade

A equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está fiscalizando os supermercados e mercados da cidade que comercializam garrafões de água mineral. Há dois meses a fiscalização está sendo realizada, em decorrência das diversas denúncias registradas no órgão.
 
Segundo a coordenadora da Vigilância, Kérssia Carneiro, a coleta da água é feita e encaminhada para análise em laboratório. “Se for constatado o índice de insatisfação em algum item do produto, a empresa que faz o envasamento é notificada. Até o momento nenhuma irregularidade foi encontrada nos garrafões para o consumo da água”, ressalta.
 
A coordenadora informa ainda que a ação vai ser desenvolvida por tempo indeterminado. “A água contaminada pode causar vômitos, hepatite e diarréia. Apresentamos também às orientações devidas, que precisam ser observadas para não causar problemas à saúde do consumidor”, explica.
 
Os consumidores devem estar atentos a algumas informações importantes na hora de comprar o garrafão de água mineral. Um deles é a observação de alvará sanitiário, que deve estar fixado na parede do estabelecimento.
 
Outros fatores importantes a serem observados são a armazenagem feita sobre paletes de madeiras, a exposição do garrafão ao sol e a validade do mesmo, que não pode passar de três anos; além de analisar se os vasilhames estão amassados, com rachaduras, e o lacre violado. .
As informações são da Secom.
 
A Coordenação de Vigilância Sanitária disponibiliza informações a comunidade através do telefone (75) 3612-3646