Acorda Cidade
A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o balanço das ações desenvolvidas em 2010 e revelou que 1.609 estabelecimentos comerciais foram inspecionados neste ano. O órgão tem um vasto campo de atuação no município.
Segundo a coordenadora da Divisa, Kérssia Carneiro, o setor desenvolve ações educativas e fiscalizadoras. “Nosso trabalho é de educação preventiva e de fiscalização. Além de inspecionar as condições higiênicas dos locais que comercializam alimentos, fiscalizamos também hospitais, farmácias, academias, laboratórios de análise e patologia clínica, consultórios médicos e odontológicos, entre outros”, destaca.
Em 2010, a equipe técnica da Divisa realizou 10.876 orientações educativas sobre temas como armazenagem, produção e manipulação adequada de alimentos, e emitiu 396 novos Alvarás Sanitários. Nos festejos populares, como a Micareta, os técnicos fiscalizaram as condições higiênicas de 2.363 barracas e estabelecimentos.
O corpo técnico fiscalizador da Divisa é composto por enfermeiros, engenheiros de alimentos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, nutricionistas, engenheiros civis e técnicos de radiologia. O órgão conta também com um setor jurídico que cuida de questões relacionadas aos autos de infrações emitidos pela Divisa.
Denúncias
Ainda de acordo com a coordenadora, “a população é uma grande parceira do trabalho da Divisa. Neste ano, nós recebemos e apuramos cerca 800 denúncias sobre temas diversos, como a venda inadequada de alimentos”. Para realizar uma denúncia, a população pode ligar das 8 às 18 horas para os telefones 3612-6646 ou 3612-6647.As informações são da Secom.