Checagem do Acorda Cidade

Secretário explica vídeo em que corpos de animais aparecem em carro da prefeitura de Feira de Santana

A informação foi desmentida na manhã desta quinta-feira (15) pelo secretário de Serviços Públicos de Feira de Santana.

É mentira
Foto: Departamento de Arte / Acorda Cidade

É mentira que a prefeitura de Feira de Santana tenha matado animais em situação de rua. O boato está sendo espalhado através de um vídeo nas redes sociais em que corpos de animais aparecem no fundo de um carro oficial. A fake News, expressão em inglês para uma ‘notícia falsa’, foi desmentida na manhã desta quinta-feira (15), por Justiniano França, secretário de Serviços Públicos do município.

O secretário explicou que, apesar de o vídeo ser real, ele está sendo usado para alimentar uma mentira. A ação filmada retrata uma das etapas do serviço de recolhimento de animais mortos, realizado pela Prefeitura de Feira de Santana. Segundo França, os corpos são transportados até um aterro sanitário.

“É a segunda vez que eu recebo esse vídeo. Desde a última quinta-feira, ele vem circulando. Eu dei as explicações. É um serviço muito importante que o município de Feira de Santana realiza. Nós nos dirigimos à residência das pessoas ou até mesmo, quando acontece algum atropelamento de animal de pequeno porte na cidade, a secretaria faz esse recolhimento e leva esses animais para o aterro sanitário”, disse Justiniano.

O secretário continuou: “O primeiro vídeo que eu vi tinha uma frase: ‘Olha a matança de animais em Feira de Santana’. Como nós temos muitos animais de rua, talvez tenham pensado que o município estava matando esses animais para tirá-los de circulação das praças, o que não é verdade. O que é verdade é esse serviço importante de recolhimento, que é feito e tem uma aprovação muito grande da população.”

Veja o vídeo falso

O serviço

O recolhimento de animais mortos, realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e pode ser acionado pelo número 156 ou pelo aplicativo Fala Feira.

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram