Daniela Cardoso
Feira de Santana
Via Bahia deve aumentar a velocidade permitida na BR-324; radares continuam
O superintendente da PRF afirmou que ainda não há uma previsão de quando a mudança será feita. Ele pediu que até lá, os condutores respeitem o limite de velocidade.
Muitas pessoas estão reclamando da velocidade determinada de 60 km/h no trecho do viaduto portal do sertão até a entrada do bairro Limoeiro na BR-324 em Feira de Santana. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (PRF), Jorge Paim, informou que devido as reclamações e também a intervenção do deputado estadual, Zé Neto, a Via Bahia, concessionária que administra a rodovia, deve modificar a velocidade.
“Conversamos com a Via Bahia, que vai refazer o estudo, e o índice de velocidade deve subir nesse trecho. Muito em breve a velocidade deve ser modificada não sei dizer se para 80 ou 100 km/h. Isso será feito pelos engenheiros responsáveis. A PRF faz apenas colocar o radar para operar nos locais que mais registram acidentes”, afirmou.
O superintendente afirmou que ainda não há uma previsão de quando a mudança será feita. Ele pediu que até lá, os condutores respeitem o limite de velocidade.
“A Via Bahia já está revendo a questão, mas precisa de um prazo para concluir o estudo, fazer a aprovação do laudo e trocar as placas de sinalização. Até lá, os condutores devem respeitar o limite atual de velocidade”, ressaltou.
Jorge Paim, informou que a velocidade de 60km/h foi determinada através de um estudo realizado por engenheiros da Via Bahia, onde foi levado em consideração o número de acidentes na região, que segundo ele é alto.
“Como tínhamos um pico de acidente elevado no local, o engenheiro na hora de fazer o laudo e determinar a velocidade da via, colocou esse limite”, explicou. Ele ainda destacou a importância do uso do radar para ajudar a reduzir o número de acidentes no local.
“Somente esse ano já tivemos mais de 210 acidentes registrados nesse trecho que está entre os três pontos de maior gravidade de acidente do estado, e por isso o radar tem que operar no local”, disse.
O internauta Júlio Flávio Correia, em contato com o Acorda Cidade, relatou que necessita usar o trecho da BR-324 todos os dias e que tem a sensação de que será atropelado por uma carreta a qualquer momento, devido a velocidade permitida na via. Ele reclama ainda da falta de placas indicativas de fiscalização eletrônica de velocidade.
“Todos que chegam ou saem de Feira de Santana, ao cruzarem o anel de contorno, acreditam que o limite é 100 km, e quando tem alguém em velocidade inferior, ficam todos aborrecidos e temos que seguir o fluxo, que muitas vezes segue a 80 km/h”, afirmou.
Campanha no Facebook
Uma campanha, intitulada ‘Não quero fábrica de multas na BR 324’, está circulando na rede social Facebook. Atualmente com mais 1.500 compartilhamentos, as pessoas reclamam do número de multas provocadas por excesso de velocidade.
As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
Assuntos