Manancial antigo que foi revitalizado pelo Governo do Estado há alguns anos, a Lagoa Grande passou de lugar esquecido para um ponto turístico de referência em Feira de Santana. No entanto, segundo apontou o vereador Luiz da Feira (PP), durante a sessão desta terça (9), necessita que a Prefeitura Municipal assuma a responsabilidade pelo local e, consequentemente, a realização dos serviços de manutenção.
“Antes, era esquecida. Hoje é reconhecida. E motivo de alegria grande para os feirenses”, disse o parlamentar. Ele destacou que a obra foi realizada pela Conder, através de emenda parlamentar do deputado federal Zé Neto.
Para Luiz da Feira, não adianta ter um empreendimento tão grande e importante, sem obter a devida atenção do Governo Municipal. “É preciso que o Município assuma e cuide daquela praça, fazendo a limpeza adequada e oferecendo segurança às pessoas, por exemplo”, cobrou. De acordo com Silvio Dias (PT), o Estado até tentou repassar a administração da Lagoa Grande durante a gestão do ex-prefeito Colbert Filho, mas ele se negou a receber. “Sabemos que falta ainda resolver questões relacionadas ao esgotamento sanitário. Mas também entendemos que deve ser feito um esforço para que o empreendimento seja entregue à Prefeitura”, afirmou.
É lamentável, na opinião do vereador e presidente da Câmara Marcos Lima (União), que o tão importante Parque da Lagoa Grande ainda não esteja em poder da Prefeitura. Ele confirmou o insucesso da tentativa de entregar o local à gestão municipal passada. “Mas com esta parceria que está acontecendo agora entre o prefeito José Ronaldo e o governador Jerônimo, acredito que não terá dificuldade para a Prefeitura aceitar. Sou favorável que o governo receba o mais rápido possível”, observou.
Líder do Governo na Câmara, o vereador José Carneiro (União) ponderou que o impasse em torno do recebimento por parte do Município se deve à não conclusão da rede de esgoto. Segundo ele, há receio de que ao simplesmente aceitar o parque, todo e qualquer problema ambiental que estiver na obra, logo estarão responsabilizando a Prefeitura. Ressaltando a qualidade excelente da obra que foi executada pela Conder, Jurandy Carvalho (PSDB) argumentou que o projeto de revitalização partiu de José Ronaldo. “Uma excelente obra. Mas, precisamos lembrar que a gestão tem apenas oito meses de mandato. Com certeza, ele fará o necessário para cuidar do espaço”, afirmou.
Por sua vez, Lulinha da Gente (União) lembrou que para acontecer a revitalização, todo o levantamento da área, a compra e doação do terreno ao estado foram feitos pela gestão municipal à época. Em seu entendimento, fica difícil a Prefeitura se responsabilizar agora por uma obra “que parece ter dono”. Para Ismael Bastos (PL), não é correto criticar o deputado Zé Neto por estar destinado recursos para a Lagoa Grande. “Aquele lugar era uma bagunça e hoje virou ponto turístico da cidade. Era para termos mais pessoas colocando investimento ali”, disse.
Com informações da Câmara Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.