Camara-Municipal-de-Feira-de-Santana-Recesso-Sao-Joao-Sao-Pedro-Foto-Ney-Silva
Câmara Municipal de Feira de Santana | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O resultado da investigação da Comissão de Sindicância instaurada para apurar o vazamento de dados sigilosos de pacientes com anemia falciforme, HIV/AIDS e fibromialgia, ocorrido no Diário Oficial Eletrônico do Município em 20 de setembro de 2025, deve ser divulgado para conhecimento da população. A cobrança é do vereador Professor Ivamberg (PT), que na sessão desta quarta (29), pediu transparência da Prefeitura por meio de publicação do relatório conclusivo da investigação.

O parlamentar destaca que, como representantes da população e fiscalizadores do Poder Executivo, os vereadores precisam dar uma resposta à população sobre o episódio. “O afastamento do secretário não é a resolução do problema, por isso, precisamos conhecer o resultado da apuração e saber quais medidas foram tomadas para evitar novos casos”, afirmou.

O vereador Silvio Dias (PT) também reforçou o pedido de transparência, defendendo a divulgação das conclusões da sindicância. Em seu discurso, ele ressaltou que Feira de Santana foi surpreendida com a demissão do então secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, que “vinha obtendo avanços na pasta”. “Sabemos que ele não teve culpa direta na divulgação dos dados, mas foi ético ao assumir a responsabilidade, e talvez estejam buscando um motivo para afastá-lo por tentar melhorar o transporte público”, comentou.

Outros parlamentares também comentaram sobre o assunto e manifestaram solidariedade ao ex-secretário Sérgio Carneiro. O vereador Pastor Valdemir (PP) observou que a divulgação do resultado da sindicância é uma decisão do prefeito, afirmando que “todas as medidas foram tomadas”. Ele lamentou o episódio, classificando-o como “um terrível acidente” que trouxe prejuízos tanto para os pacientes afetados quanto para o município.

Jorge Oliveira (PRD) afirmou que o ex-gestor “transformou a cara da pasta” e defendeu que ele “não deve ser deixado de lado”. O vereador Lulinha da Gente (União) destacou o perfil profissional e o comprometimento de Sérgio Carneiro com o município. “Foi um dos melhores secretários por onde passou, sempre com as portas abertas para os vereadores e para a população”, afirmou.

Na mesma linha, Jurandy Carvalho (PSDB) elogiou o trabalho e a conduta do ex-secretário, afirmando que “quem está no prejuízo hoje é Feira de Santana”. Luiz da Feira (PP) também reconheceu o empenho de Sérgio Carneiro em organizar o trânsito e atender às demandas da Câmara.

Procurada pela reportagem do Acorda Cidade, a Prefeitura informou que “a sindicância foi concluída e entregue ao prefeito, que optou por adotar medidas internas e não divulgar”.

Leia também

Prefeitura de Feira de Santana publica indevidamente nomes de pessoas com HIV e emite nota de esclarecimento

Prorrogado prazo para conclusão da sindicância que apura exposição de dados de pessoas com HIV em Feira de Santana

Sérgio Carneiro deixa o comando da Secretaria de Mobilidade Urbana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.