Mudança

Vereador Getúlio Barbosa aceita convite e assume Secretaria de Saúde

'Aqueles que não se encaixarem no ritmo de trabalho, serão substituídos'. A afirmação é do vereador Getúlio Barbosa, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (29). Ele aceitou o convite do prefeito Tarcízio Pimenta em ocupar o cargo de Secretário de Saúde do município, substituindo Rafael Cordeiro, que desde 1º de janeiro de 2009 passou a exercia a função.

Ney Silva e Williany Brito

 Ainda não foi anunciada oficialmente a substituição do atual secretário de Saúde, Rafael Cordeiro, mas o vereador e médico Getúlio Barbosa já confirmou que vai ocupar o cargo na Secretaria de Saúde. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (29), em entrevista coletiva, na Câmara Municipal de Vereadores.

O parlamentar disse que o prefeito Tarcízio Pimenta já havia feito o convite. “Aceitei o convite. Agora vamos fazer um governo voltado para comunidade de Feira de Santana. Vamos dar um choque de gestão para que ela funcione e atenda o interesse daquele que a procura, que é o cidadão beneficiário do Sistema Único de Saúde”, afirmou Getúlio.

Ele disse que vai verificar, inicialmente, a capacidade administrativa e a estrutura da Secretaria. “Vamos saber o número de funcionários, a estrutura, para que funcione com intensidade”, salientou. Segundo ele, os vereadores que possuem cargos na Secretaria terão que entrar “no ritmo do secretário”. “Nós devemos e somos empregados da sociedade. Então, aqueles que não se encaixarem no ritmo de trabalho, serão substituídos”, afirmou.

O atual secretário, Rafael Cordeiro, assumiu o cargo no dia  1º de janeiro de 2009. Em entrevista ao radialista Dilson Barbosa, ele disse que não considera sua exoneração como afastamento ou demissão. Rafael Cordeiro avaliou de forma positiva seu desempenho à frente da Secretaria de Saúde e não confirmou qual cargo deve assumir a partir de agora. 

Escândalo

Perguntado sobre sua entrada na Secretaria Saúde no momento do recente escândalo das denúncias feitas pelos vereadores Marialvo Barreto e Roberto, dos materiais hospitalares vencidos (encontrados no Hospital da Mulher), Getúlio Barbosa jogou a culpa na gestão anterior, quando era comanda pela ex-secretária de saúde Denise Mascarenhas. 

“Na verdade, o escândalo não é desse governo. Quem deve satisfação a comunidade é a ex secretária Denise Mascarenhas, que tem que dizer o porque desse volume de compra, que, como administradora, ela deveria saber que isso poderia vencer. O material não poderia ser utilizado totalmente”, afirmou o vereador.

A qualquer momento, o prefeito Tarcízio Pimenta pode anunciar oficialmente a mudança na Secretaria de Saúde.