Feira de Santana

Vereador critica estrutura funcional do Hospital Estadual da Criança

Ele relatou problemas como demissões de funcionários, desativação de berçários, e até travamento de elevadores. A diretora do Hospital da Criança, Edilma Reis, confirmou as demissões e explicou que há contenção de despesas, mas que o hospital está funcionando normalmente.

Daniela Cardoso

O vereador Ewerton Carneiro (Tom) fez críticas a estrutura funcional do Hospital Estadual da Criança (HEC). Demissões de funcionários, desativação de berçários, e até travamento de elevadores foram relatados em discurso do vereador durante a sessão desta segunda-feira (19) damara Municipal de Vereadores.

“Eu tive informação, de funcionários do hospital, que 10 leitos foram fechados, que houve demissões de enfermeiros, de técnicos de enfermagem, de fisioterapeutas, que bercários foram fechados e de que o tomógrafo de está quebrado. Houve a informação de que estaria concertado, mas isso não é verdade. O 6º andar foi fechado, o elevador travou, o 5º andar, que era para oncologia e cirurgia cardíaca, ainda não está em funcionamento”, relatou Tom.

O vereador afirmou que obteve informações que a empresa que administra o hospital teria feito um empréstimo para manter a instituição. Ele disse que o hospital é bem vindo na cidade e que irá continuar cobrando melhorias.

Tom falou ainda sobre uma aliança feita por ele e outros vereadores com o governo do estado e afirmou estar arrependido. “Fizemos uma aliança, mas pedi alguns benefícios para a comunidade de Feira e nada vi, falei que me arrependi, mas não quero entrar nesse detalhe”, disse

A diretora do Hospital Estadual da Criança, Edilma Reis, confirmou as demissões e explicou que contenção de despesas, mas que o hospital está funcionando normalmente. Ela explicou que as demissões foram devido a readequações dos setores e que novos profissionais estão sendo contratados para trabalhar no setor do tomógrafo.

“Estamos ampliando a contratação de novos profissionais com a chegada do tomógrafo que não está quebrado e sim sendo instalado, pois o equipamento é novo”, disse.

Edlma informou que 15 novos funcionários irão começar os treinamentos a partir de quarta-feira e que o tomógrafo deve iniciar a execução dos serviços a partir da semana que vem. “Vamos fazer em torno de 140 tomografias por mês e estamos liberando para o mês abril 50 tomografias para a prefeitura agendar, pois ainda estaremos em fase de testes”.

Sobre os berçários, Edilma Reis, afirmou que o serviço, que funcionava no 6º andar, foi otimizado passando a funcionar em frente a UTI neonatal no 1º andar. “Estamos observando quais são os melhores setores e estamos adequando. Nós achamos mais prudente que os berçários fiquem em frente a UTI neonatal e o 6º andar será destinado para outras especialidades”, informou.

Quanto a declaração do vereador Tom de que os elevadores estariam quebrados, a diretora do HEC, informou que dos cinco elevadores existentes no hospital, apenas dois estão parados, mas devido a falta de necessidade. “Temos cinco elevadores e ainda não temos a necessidade de usar todos eles, mas não existem elevadores com defeito”, assegurou.

Leia também: Hospital Estadual da Criança paga juros de banco com recurso da Saúde

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade