Acorda Cidade
Feira de Santana
VeÃculos clandestinos prejudicam o Sistema Integrado de Transporte Coletivo
Sincol estima que mais de 500 veÃculos operam clandestinamente em Feira de Santana.
O grande volume de veículos que realizam o transporte clandestino em Feira de Santana representa um grave problema para a cidade e já é considerado o maior de sua história. Estima-se que mais de 500 veículos operam clandestinamente, prejudicando o trânsito da cidade, colocando em risco os usuários e ocasionando uma perda de receita para as empresas concessionárias do serviço.
Bairros situados em áreas próximas ao centro da cidade e que tem um bom acesso (vias pavimentadas) são os que têm maior incidência desses veículos, como o Feira IX, Feira X, Santa Mônica, Conceição e outros. Existe uma verdadeira guerra pelos passageiros, travada entre as empresas concessionárias e veículos clandestinos.
O principal prejudicado é o próprio usuário, pois cai a qualidade do serviço realizado pelas empresas concessionárias – elas têm que cumprir os itinerários em todos os bairros do município, mas ficam sem capacidade de reinvestimento em frota.
O sistema de transporte regular de Feira de Santana gera mais de 1.200 empregos diretos, com salário de R$ 1.468,54 para o motorista e R$ 869,92 para cobrador, os mesmos salários pagos em Salvador. As empresas possuem um papel importante no município, estando no rol das maiores geradoras de empregos.
A perda de passageiros ocasionada pela atuação de veículos clandestinos coloca o sistema de transporte coletivo regulamentado em uma situação desfavorável e compromete sua sustentabilidade. As informações são da Assessoria de Comunicação do Sincol.
Assuntos