Feira de Santana

Vans do transporte alternativo são apreendidas após irregularidades

De acordo com o secretário Saulo Figueiredo, os carros, que atendem às comunidades da zona rural, foram flagrados descumprindo os seus roteiros e superlotados.

Laiane Cruz

Atualizada às 20:45

Vinte e quatro veículos do transporte alternativo de Feira de Santana foram apreendidos pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) durante uma operação de fiscalização para apurar denúncias de irregularidades na prestação do serviço.

De acordo com o secretário Saulo Figueiredo, os carros, que atendem às comunidades da zona rural, foram flagrados descumprindo os seus roteiros e superlotados.

“Na quarta-feira da semana passada, fizemos 10 flagrantes; na quinta-feira, mais quatro flagrantes e hoje pela manhã, desde as 5h30, mais dez flagrantes relacionados a desvios de roteiros e superlotação”, informou.

O secretário afirmou ainda que das 190 vans prestadoras do serviço, 16 permissionários deixaram de assinar o contrato emergencial.

“A grande maioria veio cumprir suas obrigações, passar por vistoria e trazer suas documentações, e outros não trouxeram, e nós estamos acompanhando de perto. O serviço é público através de um contrato emergencial. No mês de dezembro as pessoas vieram cadastrar e nós prorrogamos esse prazo”, salientou o secretário.

Ele disse que a regularização é importante, pois a secretária confere toda a documentação dos permissionários, pra saber se o prestador de serviço responde a algum processo na Justiça, verificar a conduta, além de fazer a verificação de todos os itens de segurança dos veículos.

“Quando vem qualquer tipo de denúncia da população, a gente tem que saber quem são aquelas pessoas que estão prestando o serviço. E como muitos cidadãos estão se queixando, nós resolvemos acompanhar de perto se as ordens de serviços emitidas pela secretaria, pra atender aos distritos, estão sendo cumpridas integralmente, como determinado pelo poder público, e nós fizemos esses flagrantes. Vale ressaltar que a fiscalização vai continuar”, declarou Saulo Figueiredo.

O secretário da SMTT destacou também que para os carros serem liberados, será necessário o condutor apresentar toda a documentação dos veículos e a defesa.

“Existe todo um processo administrativo em que os fiscais relatam o ocorrido e a gente faz sempre o registro de imagens para que não haja dúvidas de que o flagrante ocorreu. É necessário que os condutores se apresentem e tragam suas documentações, para apresentar sua defesa e aqui vamos arbitrar o valor da multa”.

O diretor de Transportes, Rodolfo Suzart, acrescentou que o trabalho de fiscalização do transporte é feito com planejamento e alcança todos os pontos da cidade.

“É feito com equipes da SMTT, da divisão de fiscalização, junto com as duas diretorias: a de planejamento estatístico e a diretoria de transportes públicos. Não há reação no momento da abordagem, pois as equipes registram através de vídeo toda irregularidade cometida, conversam com os passageiros no momento da abordagem, orientam o motorista e o cobrador o que fazer. Então tudo é feito dentro da legalidade e com conversação”, disse.
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.